PORQUÊ O FIO DENTÁRIO DA ORAL-B?

Devo Primeiro Usar o Fio Dental ou a Escova?

PARTILHAR:

Concerteza que já sabe que uma boa rotina de higiene oral consiste em escovar os dentes pelo menos duas vezes por dia e usar fio dental pelo menos uma vez por dia—mas alguma vez pensou se deveria primeiro escovar ou usar o fio dental?

Devo Primeiro Usar o Fio Dental ou a Escova?

Não tem a certeza se deve usar o fio dental antes ou depois de escovar os seus dentes?Quando se trata de obter a melhor limpeza possível, descobrir a ordem correta para a sua rotina de higiene oral diária tem a ver com qual a sequência que lhe remove mais placa, partículas de comida e resíduos da sua boca.

Usar o fio dental depois de escovar costuma ser a ordem utilizada pela maior parte das pessoas. Afinal de contas, escovar ajuda a remover a placa bacteriana e restos de alimentos das superfícies dos dentes, deixando os locais de mais difícil acesso para o fio dental.

Porém, para alguns, escovar primeiro e depois usar o fio dental pode deixar restos de placa ou partículas de alimentos que são removidos dos dentes depois de usar o fio dental - e tais resíduos poderão permanecer na sua boca até à próxima vez que escovar. É por isso que é importante escovar pelo menos duas vezes por dia, ou depois das refeições. Manter uma rotina de cuidados orais completa, o que inclui usar fio dental e escovar diariamente, pode ajudar a afastar a placa bacteriana—independentemente da ordem.

Portanto, deve primeiramente escovar ou usar o fio dental? A resposta rápida é: apenas depende de si! Desde que continue a escovar e usar o fio dental como parte da sua rotina de higiene oral diária, continuará a obter a limpeza completa de que a sua boca necessita para manter os seus dentes e gengivas fortes e em boas condições.

Quais os Benefícios de Usar Fio Dental?

De forma a manter a sua boca limpa e as suas gengivas em boas condições, recomenda-se que use fio dental pelo menos uma vez por dia e que escove duas vezes por dia, como parte de uma rotina de higiene oral completa.

  • Remover Mais Placa: A placa bacteriana fica alojada entre os dentes e o fio dental ajuda na sua remoção. Escovar usando uma escova de dentes elétrica, como a Oral-B iO, pode ajudar a remover mais placa e resíduos da sua boca.

  • Ajudar a Manter os Dentes Mais Brancos: Para melhor proteger os dentes de manchas e descoloração em consequência do tártaro, que apenas pode ser removido por um dentista, o melhor é evitar a formação do tártaro antes de tudo. Quando endurecida, a placa bacteriana acumulada transforma-se em tártaro - alterando a cor do seu sorriso. Ao usar o fio dental, pode remover mais placa antes de esta sequer ter hipótese de endurecer e se transformar em tártaro.

  • Manter as Suas Gengivas em Boas Condições: Cuidar bem das gengivas é importante, articularmente porque as gengivas são a base para o seu sorriso. Quando escova e usa o fio dental durante os 2 minutos recomendados por dentistas, conseguirá limpar a linha das suas gengivas mais eficazmente.

Qual o Melhor Tipo de Fio Dental Para Mim?

Ao procurar o fio dental que melhor se adequa a si, ajuda se considerar a conveniência, o facto de usar ou não aparelho dentário, e se procura uma limpeza mais suave ao longo da linha das suas gengivas. O fio dental da Oral-B recomendado por dentistas foi projetado para ajudar-lhe a remover mais partículas de alimentos, resíduos e placa bacteriana.

  • Para uma limpeza suave: O Oral-B Pro-Expert Premium Floss é suave para os dedos e para a linha das gengivas, ao mesmo tempo que proporciona uma limpeza eficiente.

  • Para uma cobertura de toda a boca: O Oral-B Satin Tape é uma fita sedosa e larga que lhe permite limpar melhor entre os dentes e chegar às áreas de difícil alcance.

  • Para trabalhos dentários: Usar fio dental se tiver aparelho pode ser bastante difícil. Felizmente o Oral-B Super Floss combina uma ponta endurecida com uma textura esponjosa e regular para uma melhor limpeza à volta de arames metálicos, suportes e pontes.

  • Para cuidados das gengivas: Um fio dental a água como o Oral-B Aquacare Pro-Expert Irrigator Featuring Oxyjet Technology pode ajudar a proporcionar uma limpeza mais revigorante ao longo da linha das suas gengivas. 

Pratique uma Rotina de Cuidados Orais Completa

Quando se trata de primeiro escovar ou usar fio dental, existem vários benefícios em começar por usar primeiramente o fio dental. Quando praticada regularmente, uma rotina de higiene oral completa pode ajudar a manter o seu hálito fresco, os seus dentes limpos e as suas gengivas em boas condições.

  • Use fio dental pelo menos uma vez por dia para remover mais placa, restos de alimentos e resíduos.

  • Seja suave ao usar o fio dental. Use a técnica correta para remover a placa, ao mesmo tempo que mantém as suas gengivas em boas condições.

  • Escove pelo menos duas vezes por dia, preferivelmente usando uma escova de dentes elétrica, para uma limpeza mais eficaz.

  • Use pasta de dentes fluorada para ajudar a reduzir a formação da placa bacteriana e para fortalecer os seus dentes.

  • Visite o seu dentista pelo menos duas vezes por ano para limpezas e revisões.

Da Oral-B, a principal marca de escovas de dentes usada por dentistas em todo mundo.

Fontes:

https://www.aaoinfo.org/blog/should-i-floss-or-brush-first/?gclid=CjwKCAiA17P9BRB2EiwAMvwNyPP7qFprg-6eS2ZGEdi474QD2ztnuCjPyNusjXBqD8yMOg5eqL_HShoCxsAQAvD_BwE

https://www.healthline.com/health/dental-and-oral-health/floss-before-or-after-brushing#other-tips

https://www.perio.org/consumer/brush-or-floss-first