Tipos de fio dental
Existem variadíssimos tipos de fio dental - e não há nenhum fio "certo" para todos. De facto, não há razão para não se poder ter vários tipos de fio dental e produtos de fio dental à mão. Um pequeno recipiente de fio dental de nylon ou fita dentária é ótimo para levar numa mala de mão, bolso ou mala de viagem. Um fio dental com sabor a menta pode ser uma ótima escolha para usar quando se viaja, para não ter de transportar uma garrafa de elixir bucal. E quando estiver em casa, pode usar o seu flosser elétrico.
Conforme acontece com qualquer outro produto, encontrar o fio dental certo para as suas necessidades de cuidados orais pode ser uma questão de tentativa e erro. Existem tantos tipos de fio dental e produtos de fio dental no mercado que as escolhas poderão parecer avassaladoras. Independentemente do produto que escolher, o mais importante mesmo é usar fio dental diariamente.
O melhor fio dental para remoção da placa bacteriana
Os resultados de um estudo recente publicado no Journal of Periodontology mostraram que não havia diferença na capacidade de remoção da placa bacteriana entre quatro tipos diferentes de produtos de fio dental. Neste estudo, 25 pessoas foram designadas para utilizar quatro produtos diferentes: um flosser elétrico, um fio não encerado, um fio entrelaçado e um fio resistente ao desfiamento. Os quatro produtos de fio dental revelaram uma remoção significativamente maior da placa bacteriana em comparação com apenas a escovagem dos dentes, sendo que o flosser elétrico resultou na maior redução média da placa bacteriana após uma utilização.
Um estudo publicado no Journal of Clinical Dentistry comparou a segurança e a capacidade de remoção de placas de um flosser elétrico com as de um fio dental normal. Neste estudo, 78 pessoas foram designadas para usar ou um fio dental normal ou um flosser elétrico. Após 30 dias de utilização, ambos os grupos tinham significativamente menos placa nos dentes do que antes de começarem as suas rotinas diárias com fio dental, pelo que o flosser elétrico e o fio dental normal foram igualmente eficazes na remoção da placa. Para além disso, os métodos de utilização do fio dental foram considerados igualmente seguros. Não foi associado qualquer sinal de trauma nos tecidos duros ou moles da boca à utilização de qualquer um dos produtos. Uma vez que os estudos mostram que os flossers elétricos são tão seguros e eficazes quanto o fio dental normal, será que deve escolher um flosser elétrico em vez de um dos muitos tipos de fio dental normal? Muitas pessoas poderão beneficiar do flosser elétrico, particularmente pessoas mais idosas com dificuldades em manipular o fio dental com os dedos. Crianças mais velhas e adolescentes podem ser mais propensos a usar o flosser elétrico do que o fio dental normal porque os acham divertidos, particularmente se gostam de usar escovas de dentes elétricas.
Encontrar o fio dental certo
Não é obrigatório escolher apenas um tipo de fio dental ou produto de fio dental. Diferentes membros da sua família poderão precisar de, ou ter preferência por, certos tipos de produtos de fio dental - e estas necessidades e preferências mudam com o tempo. As crianças mais pequenas poderão começar com um produto de fio dental especializado e não elétrico, cujo tamanho seja específico para elas - e depois passar para um flosser elétrico ou fio dental esponjoso que seja de fácil contorno aos aparelhos ortodônticos ou outro equipamento dentário.
Se não tiver a certeza sobre que tipo de fio dental é melhor para si ou para um membro da sua família, peça aconselhamento junto do seu dentista. Seguem-se alguns pontos que poderão ser úteis:
Espaços maiores entre os seus dentes? Experimente a fita dentária ou o Super Floss.
Pouco espaço entre os seus dentes? O fio dental encerado é mais fácil de deslizar nesses espaços apertados.
Quer menos confusão? Procure fio dental descartável ou fio dental com filamentos pré-medidos.
Aparelho ou pontes? Um fio dental esponjoso é uma boa opção, mas qualquer fio dental pode ser usado se usar aparelhos dentários, particularmente se usar um passa-fio dental.
Muitas pessoas mantêm um fio dental normal à mão para viajar e usam um flosser elétrico em casa. Se o seu cônjuge preferir, digamos, fio dental não encerado com sabor a menta enquanto você preferir uma fita dentária revestida, a solução está em manter um fio dental básico à mão que todos possam usar.
Basta lembrar que quando se trata de fio dental, usar fio dental todos os dias é a escolha mais importante que você e a sua família pode fazer.
Procure um selo ADA
Não importa o estilo de fio dental que escolher: não deixe de procurar o selo de aprovação da Associação Dentária Americana (ADA). A ADA é uma associação profissional de dentistas nos Estados Unidos que está empenhada na saúde oral, na prática dentária ética e no progresso científico.
Sintomas a observar na utilização do fio dental
Independentemente do tipo de fio dental que escolher, fale com o seu dentista se observar algum destes sintomas ao usar fio dental: Gengivas vermelhas, dolorosas ou inchadas, aumento da sensibilidade dos dentes ou gengivas ao calor e ao frio, sangramento das gengivas (particularmente depois de escovar os dentes e de usar fio dental), pus ou descarga à volta dos dentes e gengivas, dentes soltos, mau gosto na boca, alterações na forma como os dentes superiores e inferiores se alinham, e provas de que as gengivas estão a afastar-se dos dentes (o que pode fazer com que os dentes pareçam mais compridos).
Dicas úteis para a utilização do fio dental
Para a higiene oral no local de trabalho, tente ter na gaveta da sua secretária uma embalagem de fio dental descartável, ou então fio dental com filamentos pré-cortados. Qualquer uma destas opções é perfeita para uma utilização rápida e fácil. Se a permanência de qualquer tipo de fio dental no local de trabalho lhe ajudar a lembrar-se de usar fio dental todos os dias, então é porque fez a escolha certa.