Como usar fio dental
Está a usar fio dental. Ótimo. Mas para que o fio dental remova eficazmente a placa bacteriana dos seus dentes, é necessário ter a certeza de que está a utilizar a técnica correta.
Desde que se utilize a técnica correta, o tipo de fio dental usado é uma questão de preferência pessoal. Há muitos tipos à escolha e pode mesmo escolher uma variedade de tipos para satisfazer as suas necessidades e as dos membros da sua família. Seja como for, a utilização da técnica correta irá ajudar-lhe a remover o excesso de partículas alimentares e a acumulação de placa bacteriana entre os seus dentes, ajudando-o a melhorar assim a sua saúde oral.
Principais elementos das técnicas de uso correto do fio dental
Visto que vai colocar os dedos na boca, não se esqueça de lavar as mãos antes de pegar no fio dental. Depois basta seguir estes passos:
Use fio dental suficiente (desbobinar). Corte um pedaço com cerca de 45 cm (18 polegadas) de comprimento. Isso parece muito, mas deverá ter o suficiente para manter um segmento limpo alocado à medida que se desloca de um dente para outro. Enrole a maior parte do fio dental à volta do dedo médio ou do dedo indicador de uma mão (conforme a sua preferência) e uma pequena quantidade no dedo médio ou indicador da outra mão. (usar o dedo médio deixa o dedo indicador livre para manusear o fio dental).
Guia. Mantenha um pedaço de fio dental com 2,5 a 5 cm de comprimento esticado entre os dedos. Utilize os dedos indicadores para guiar o fio dental por entre os contactos dos dentes inferiores.
Deslizar entre os dentes. Deslize suavemente o fio dental entre os dentes com um movimento tipo ziguezague, mas tenha cuidado para não deixar o fio dental partir ou "estalar" entre os dentes. Contorne o fio dental à volta da parte lateral do dente. Deslize o fio dental para cima e para baixo contra a superfície do dente e por debaixo da linha da gengiva. Passe uma secção limpa de fio dental exaustivamente por cada dente.
Formação de um "C". Faça uma forma em C com o fio dental quando o enrolar à volta do dente. Depois puxe cuidadosamente o fio dental para cima da linha da gengiva e até à parte superior do dente.
Continuar a desenrolar. Ao passar de um dente para o outro, desenrole uma nova secção de fio dental do dedo de uma mão enquanto enrola o fio dental usado no dedo da outra mão. Use o seu polegar como guia.
Faça isto de ambos os lados. Não se esqueça de passar o fio dental na parte de trás de cada dente.
Esta técnica aplica-se a qualquer tipo de fio dental: fio dental encerado, não encerado, esponjoso ou fita dentária. Não importa se começar com os dentes superiores ou inferiores, ou se começar por os da frente ou os de trás. Certifique-se apenas de que usa fio dental em todos os seus dentes, incluindo a parte de trás do último dente à esquerda, direita, superior e inferior da sua boca. E não se esqueça de usar fio dental debaixo da linha da gengiva e nas laterais dos dentes que fazem fronteira com quaisquer espaços onde não estejam dentes presentes - as partículas de alimentos poderão também ficar presas nesses espaços.
Passagem do fio dental pelos dentes traseiros
Como todos aqueles que escovam os dentes e usam fio dental já sabem, os seus dentes traseiros são mais difíceis de manter limpos do que os seus dentes da frente. Os dentes de trás são possuem ranhuras e sulcos que lhe ajudam a mastigar os alimentos, mas o lado negativo é que estas ranhuras e sulcos poderão também captar pequenas partículas de alimentos, o que pode aumentar o risco de cáries e bactérias na placa - o que por sua vez pode levar à gengivite.
As bactérias precisam de apenas 20 minutos para transformar os hidratos de carbono em fermentação (açúcares presentes em alimentos cozinhados à base de amido) em placa bacteriana. Não se esqueça de limpar à volta dos dentes traseiros com a sua escova de dentes e fio dental todos os dias.
Ser gentil
Uma má utilização do fio dental pode resultar em complicações, pelo que é importante ser exaustivo porém suave, particularmente quando se usa um flosser elétrico. Certifique-se de que compreende como o utilizar. Pode sempre pedir ao seu dentista ou higienista dentário para lhe demonstrar como usar, em caso de dúvida.