PORQUÊ O FIO DENTÁRIO DA ORAL-B?

Benefícios de usar fio dental nos seus dentes

PARTILHAR:

Poderá estar interessado na variedade de produtos branqueadores de dentes para usar em casa que se encontram disponíveis, se achar que o tom branco-pérola dos seus dentes se desvaneceu. Mas lembre-se que nenhum produto branqueador de dentes substitui a escovagem dentária duas vezes por dia e o uso diário do fio dental como uma rotina consistente de cuidados dentários.

As manchas podem aderir tanto à placa como à acumulação de tártaro. O uso regular do fio dental remove a placa bacteriana, ajudando assim a evitar a acumulação de placa bacteriana e, por consequência, ao aparecimento do tártaro.

Precisa de outro motivo para usar fio dental? A simples utilização do fio dental pode fazê-los parecer mais brancos, removendo a placa bacteriana e o excesso de partículas de alimentos que poderá não ver no espelho ou em áreas que a sua escova de dentes não alcança.

Tente voltar a utilizar o fio dental diariamente e escovar os dentes duas vezes por dia com uma pasta de dentes branqueadora, o que poderá melhorar o aspeto dos dentes manchados.

Faça do uso do fio dental uma parte regular e diária da sua rotina de cuidados dentários, e poderá ser mais provável que mantenha os seus dentes - e menos provável que precise de próteses mais tarde na vida.

A importância do uso diário do fio dental

O uso diário do fio dental é um componente importante para remover a placa bacteriana e manter a boca saudável, mas é um componente que muitas pessoas evitam porque acham o fio dental doloroso. Produtos de fio dental adequados podem tornar o uso de fio dental fácil e indolor.

A limpeza interdentária regular com fio dental ou escovas interdentárias remove a placa bacteriana da sua boca.

Muitas pessoas pensam que o fio dental normal é o único produto de fio dental eficaz. No entanto, há muitos produtos para satisfazer as necessidades de pessoas de todas as idades com qualquer tipo de condição dentária. Se alguma destas condições se aplicar a si, deve considerar algumas opções de fio dental especializado:

Você usa aparelho ortodôntico. Se usar aparelho ou tiver próteses, isso não significa que não possa usar fio dental. Experimente um fio dental especializado que tenha uma extremidade rígida que possa enfiar sob o fio principal do aparelho e um componente esponjoso que deslize facilmente entre os dentes.

Você tem filhos. É importante ensinar às crianças os benefícios do uso do fio dental desde uma tenra idade. Pode começar a ensinar as crianças a usar o fio dental por volta dos 5-7 anos de idade, mas muitas crianças não gostam - e podem queixar-se de que o fio dental dói ou é difícil de usar.

Benefícios de usar fio dental nos seus dentes undefined

Como o uso do fio dental pode branquear os seus dentes

O fio dental branqueador é uma das muitas opções atualmente disponíveis quando se escolhe um fio dental.

Isto porque as marcas de fio dental procuram tirar proveito da crescente popularidade dos produtos para branqueamento de dentes, o que inclui pastas de dentes branqueadoras e elixir bucal branqueador.

Alguns tipos de f8io dental branqueador são revestidos com partículas microscópicas de sílica abrasiva. Outros são tratados com compostos como o peróxido de cálcio que pode ajudar a dissolver algumas das proteínas em excesso que a saliva deposita nos dentes e que podem causar descoloração.

Mas a principal forma de o fio dental melhorar o aspeto dos dentes é através da remoção de partículas alimentares e da placa bacteriana, em vez do branqueamento dos dentes, no sentido de manter as gengivas saudáveis. Os seus dentes terão um aspeto mais brilhante e saudável se mantiver as gengivas saudáveis, o que pode ser feito através da utilização diária do fio dental branqueador ou de qualquer outro tipo de fio dental que possa preferir.

Deve ter em atenção que o fio dental branqueador, o elixir bucal branqueador e a pasta de dentes branqueadora apenas são capazes de provocar mudanças modestas na cor dos dentes. Se tiver dentes, coroas ou implantes gravemente manchados, poderá necessitar de atenção especial para o seu branqueamento. Neste caso, fale com o seu dentista.

Como o uso diário do fio dental combate o mau hálito e aumenta a autoestima

É melhor enfrentar a vida com confiança. Assim, se sofre de mau hálito crónico (também conhecido como halitose), tem mais um motivo para usar o fio dental diariamente. O fio dental, em particular, pode desempenhar um papel fundamental na prevenção do mau hálito. Isto porque o fio dental, quando usado corretamente, ajuda a remover as pequenas partículas de alimentos que ficam presas entre os dentes e à volta das gengivas - esses locais complicados onde algumas escovas de dentes não conseguem chegar.

Quando as partículas alimentares não são removidas, estas começam a atrair bactérias - e isto pode causar o mau hálito. É claro que alguns alimentos, como o alho, causam mau hálito que poderá persistir até que o seu corpo tenha processado aquela refeição picante.

Uma boa higiene oral é a melhor forma de prevenir o mau hálito, por isso não se esqueça de escovar e de usar fio dental diariamente, assim como agendar check-ups dentários regulares. Se o mau hálito persistir, apesar dos bons cuidados orais, fale com o seu dentista e médico - em alguns casos o mau hálito persistente pode indicar uma condição médica grave, como a bronquite, diabetes ou problemas hepáticos.

Usar o fio dental para uma boa saúde

O uso diário do fio dental não se limita a manter os seus dentes saudáveis - a boa higiene oral contribui também para a sua saúde de outras formas.

Para além disto, o fio dental dá-lhe a oportunidade de examinar regularmente a sua boca em termos de inchaços ou vermelhidão na língua e gengivas. Certas condições, incluindo determinados cancros, VIH/SIDA, abuso de substâncias e distúrbios alimentares, podem causar lesões na boca - assim como vermelhidão e inchaço das gengivas.

Mesmo que tenha sido inconsistente com a limpeza interdentária durante a sua infância ou adolescência, nunca é demasiado tarde para começar ou manter uma boa higiene oral, e pode melhorar a saúde das suas gengivas com o produto de fio dental adequado. Os produtos de fio dental especializados são concebidos para serem macios e confortáveis para gengivas sensíveis, mas suficientemente fortes para a remoção de placa bacteriana à volta dos dentes.

Embora a doença periodontal não seja a causa primária da necrose pulpar, as gengivas cronicamente insalubres podem aumentar o risco de perder os dentes ou de ter que se submeter a um processo de canal radicular. E mesmo que a escovagem dentária duas vezes por dia seja essencial para uma boa higiene oral, a escovar por si só poderá não ser o suficiente para lhe proteger de doenças gengivais e da perda de dentes daí resultante.