Escolher a escova de dentes certa
A utilização da escova certa para os seus dentes pode tornar a sua rotina diária de cuidados orais mais agradável e mais eficaz. Uma escova de dentes é pessoal, e é por isso que estão disponíveis em vários tamanhos e formas. Se tiver uma boca grande, pode preferir uma cabeça de escova de dentes de tamanho normal. Se tiver uma boca pequena, opte por uma cabeça compacta. E alguns adultos preferem mesmo escovas de dentes do tamanho de jovens ou crianças porque as acham mais fáceis de usar para escovar a parte de trás dos dentes posteriores.
Se o conforto for importante, experimente uma escova de dentes com pega antiderrapante, o que facilita a sua utilização mesmo quando molhada. Para além disso, as pegas de muitas escovas de dentes Oral-B foram modeladas com base na investigação das cinco formas diferentes de as pessoas segurarem a sua escova enquanto escovam os dentes.
Uma escova de dentes manual funciona bem se você for uma pessoa diligente. No entanto, cada vez mais pessoas optam por escovas de dentes elétricas.
Tal como acontece com uma escova de dentes manual, a melhor escova de dentes elétrica para si é aquela de que gosta de utilizar todos os dias. Asescovas de dentes elétricas também vêm em tamanhos diferentes. No geral, as cabeças substituíveis das escovas de dentes elétricas são mais pequenas do que a cabeça completa de uma escova de dentes manual. Por isso, se estiver habituado a uma cabeça completa, pode levar algum tempo a habituar-se à escova de dentes elétrica.
Obter uma melhor limpeza com uma escova de dentes elétrica
Tenha em atenção que um dos benefícios do tamanho mais pequeno da cabeça numa escova de dentes elétrica é que esta é mais adequada à limpeza de cada dente individual e consegue chegar aos locais de difícil acesso da sua boca. Estão disponíveis muitos estilos diferentes de cabeças de escova, desde cabeças de escova para polir até cabeças de escova para dentes sensíveis. Existe uma série de diferentes movimentos de cerdas que as escovas de dentes elétricas utilizam. A tecnologia oscilante/rotativa é a única tecnologia validada independentemente como sendo melhor do que a escovagem manual na redução da placa bacteriana e prevenção da gengivite.
O resultado final é que se escolher a escova de dentes com o tamanho e estilo adequados à sua boca e às suas necessidades de higiene oral, poderá limpar os seus dentes mais exaustivamente - e assim ajuda a evitar a acumulação de bactérias e o desenvolvimento da placa bacteriana.
Lembre-se que a substituição regular das escovas de dentes contribui para manter um nível consistentemente elevado de higiene oral. Isto porque estudos clínicos demonstram que uma nova escova de dentes pode remover até 30% mais placa bacteriana do que uma com três meses de idade.**Estudo realizado com uma escova de dentes manual com cerdas planas.
Escolher a cabeça de escova de dentes certa
Uma maneira de garantir que tem a melhor escova de dentes para as suas necessidades é aprender sobre os diferentes tipos de cabeças de escova. A cabeça da escova é a parte superior da escova de dentes onde as cerdas são fixadas. Escolha o tipo de cabeça de escova de dentes que se adapta à sua boca e que lhe permite chegar a todos os seus dentes.
Alguns tipos especializados de cabeças de escova incluem:
Anguladas: Uma cabeça de escova angulada ajuda a chegar à parte interior dos dentes, particularmente ao interior dos dentes anteriores inferiores e superiores. Estas áreas podem ser suscetíveis à acumulação de tártaro. Isto porque, para algumas pessoas, tais áreas são mais difíceis de alcançar com uma cabeça de escova de dentes padrão.
Compacta vs. tamanho normal: Uma cabeça de escova de dentes compacta é mais pequena do que uma de tamanho normal - e também tem menos cerdas. Algumas pessoas, particularmente as de boca pequena, acham as cabeças compactas mais fáceis de usar. Mas outras pessoas simplesmente preferem uma cabeça de escova de tamanho normal - por isso poderá querer experimentar ambas e escolher a que lhe der mais jeito.
Também poderá escolher escovas que tenham pegas ergonómicas ou pegas antiderrapantes para as tornar mais fáceis de segurar, juntamente com uma variedade de configurações de cerdas para ajudar a limpar à volta e entre os dentes, dependendo da sua boca em particular. Use sempre uma escova de dentes com cerdas macias. Se tiver uma reentrância, pode querer considerar uma escova de dentes extra macia.