Quando se trata de cuidados orais, a consistência é tudo. O elemento mais importante dos bons cuidados orais é seguir uma rotina regular de escovagem dentária duas vezes por dia e de uso diário do fio dental.
A utilização das cerdas certas para escovar os dentes pode tornar a sua rotina diária de cuidados orais mais agradável e mais eficaz.
Uma escova de dentes é pessoal, e é por isso que estão disponíveis em vários tamanhos e formas. Se tiver uma boca grande, pode preferir uma cabeça de escova de dentes de tamanho normal. Se tiver uma boca pequena, opte por uma cabeça compacta. E alguns adultos preferem mesmo escovas de dentes do tamanho de jovens ou crianças porque as acham mais fáceis de usar para escovar a parte de trás dos dentes posteriores.
Escolha de uma escova de dentes com base nas suas cerdas
Como é que se escolhe uma escova de dentes? Por vezes, não é fácil. Existem inúmeras escolhas quando se trata de comprar uma escova de dentes, o que torna difícil saber o que procurar. Um bom ponto de partida é pedir ao seu dentista e higienista uma recomendação.
Para além disto, seguem-se algumas dicas gerais sobre o que procurar:
Cabeça de escova pequena e com cerdas bem projetadas: Escolha uma escova de dentes com uma cabeça pequena e um design de cerdas que lhe ajude a chegar aos locais de difícil acesso da sua boca.
Cerdas macias: A sua escova de dentes deve ter cerdas macias que sejam suaves para os seus dentes e gengivas. Use sempre uma escova de dentes de cerdas macias ou médias. Se tiver uma reentrância, pode querer considerar uma escova de dentes extra macia.
Cerdas multi-anguladas: As cerdas multi-anguladas são concebidas de modo a aumentar o contacto com as superfícies dentárias entre os dentes, levantando a placa até mesmo em pontos mais difíceis. É por este motivo que as cerdas angulares são superiores às cerdas retas.
Pega confortável: Muitas escovas de dentes têm cabos antiderrapantes que as tornam fáceis de usar, mesmo que estejam molhadas. Para além disso, os cabos de muitas escovas de dentes Oral-B foram modelados com base na investigação das cinco formas diferentes de as pessoas agarrarem a sua escova enquanto escovam os dentes.
Cabeças de escovas de dentes elétricas e movimentação das cerdas
Tal como acontece com uma escova de dentes manual, a melhor escova de dentes elétrica para si é aquela de que gosta de utilizar todos os dias. As escovas de dentes elétricas também vêm em tamanhos diferentes. No geral, as cabeças substituíveis das escovas de dentes elétricas são mais pequenas do que a cabeça completa de uma escova de dentes manual. Por isso, se estiver habituado a uma cabeça completa, pode levar algum tempo a habituar-se à escova de dentes elétrica.
Tenha em atenção que um dos benefícios do tamanho mais pequeno da cabeça numa escova de dentes elétrica é que esta é mais adequada à limpeza de cada dente individual. Estão disponíveis muitos estilos diferentes de cabeças de escova, desde cabeças de escova para polir até cabeças de escova para dentes sensíveis.
O resultado final é que se escolher a escova de dentes com o tamanho e estilo de cerdas adequados à sua boca e às suas necessidades de higiene oral, poderá limpar os seus dentes mais exaustivamente - e assim ajuda a evitar a acumulação de bactérias e o desenvolvimento da placa bacteriana.