Porquê utilizar as escovas de dentes elétricas Oral-B

Como escovar os dentes corretamente?

PARTILHAR:

A escovagem dos dentes e a utilização do fio dentário andam de mãos dadas, uma vez que os pilares dos bons cuidados orais e da técnica adequada são importantes para ambas as atividades. A utilização das técnicas corretas de escovagem e fio dentário duas vezes por dia ajudará a promover a saúde oral a longo prazo. Mesmo que tenha escovado os dentes e usado o fio dentário desde a sua infância, pode ter desenvolvido alguns maus hábitos ao longo dos anos, tais como escovar com demasiada força, ignorar os dentes traseiros e esquecer-se de usar o fio dentário. Tenha em mente estas técnicas gerais quando escovar os dentes, seja antes ou depois de usar o fio dentário:

  • Segure a sua escova de dentes num ângulo de 45 graus em direção à linha da gengiva.

  • Ao escovar os dentes, mova a escova para a frente e para trás suavemente, com um movimento circular sobre a frente, traseira e parte superior (superfície de mastigação) dos seus dentes. Não esfregue com força ao longo da linha da gengiva; pode irritar as suas gengivas.

  • Lembre-se de escovar (e usar fio dentário) atrás dos seus dentes inferiores (parte de baixo) da frente. Use as cerdas superiores da escova para alcançar esta área. Se esta área for difícil de alcançar com o fio dentário normal, experimente um suporte de fio dentário ou um fio dentário descartável.

Outros elementos de cuidados orais completos incluem escovar a língua. Refresca o seu hálito e elimina ainda mais bactérias causadoras de cáries. Além disso, se estiver em risco de acumulação de placa bacteriana ou doenças gengivais, considere adicionar um antissético bucal à sua rotina completa de cuidados orais.

Como escovar os dentes com uma escova de dentes manual?

Aprender a escovar corretamente os seus dentes é o primeiro passo para manter uma boa higiene oral, e dentes e gengivas saudáveis. Além disso, ajuda a minimizar o risco de cáries dentárias e problemas gengivais, as principais causas da perda de dentes.

Antes de Começar

Embora existam vários métodos de escovar os dentes com uma escova de dentes manual, peça sempre a recomendação junto do seu dentista e certifique-se de seguir as suas instruções. Para começar, use pasta de dentes com flúor e uma escova de dentes de cerdas macias, e não se esqueça de a substituir de três em três meses.

Dois minutos, Duas vezes por dia

Para escovar corretamente os dentes, passe pelo menos dois minutos utilizando uma técnica recomendada, que inclui 30 segundos a escovar cada secção da boca (superior direita, superior esquerda, inferior direita e inferior esquerda), tanto de manhã como à noite. Uma vez que a maioria das escovas de dentes manuais não tem temporizadores de dois minutos incorporados, pode querer ter um relógio à mão para ter a certeza de que está a escovar o tempo suficiente.

Posicionar a Escova de dentes

A forma como segura a escova de dentes depende da parte dos dentes que está a escovar.

  • Passo 1: Comece com as superfícies exteriores e interiores, e escove num ângulo de 45 graus em cadências curtas, com metade da largura do dente contra a linha da gengiva. Certifique-se de que alcança os seus dentes de trás.

  • Passo 2: Passe às superfícies de mastigação. Segure a escova plana e escove para a frente e para trás ao longo destas superfícies.

  • Passo 3: Quando chegar às superfícies internas dos dentes da frente, incline a escova verticalmente e use movimentos suaves para cima e para baixo com a ponta da escova.

  • Passo 4: Certifique-se de que escova os seus dentes suavemente ao longo da linha da gengiva.

  • Passo 5: Escove a língua num movimento de varrimento de trás para a frente para remover partículas de alimentos e ajudar a remover bactérias causadoras de odores para refrescar o seu hálito.

Agora que aprendeu a técnica apropriada de escovar os dentes, um pouco de disciplina na sua prática diária ajudará a fazê-lo sentir-se como uma segunda natureza. É uma das coisas mais fáceis que pode fazer para manter a saúde dos seus dentes e gengivas.

O que é uma escova de dentes elétrica recarregável?

Uma escova de dentes elétrica recarregável (também conhecida como escova de dentes "elétrica") pode ajudá-lo a fazer mais para manter a saúde dos seus dentes e gengivas. Muitas escovas de dentes recarregáveis utilizam tecnologia rotativa oscilante para proporcionar melhores resultados de saúde oral do que as escovas de dentes manuais normais. Esta ação de escovagem é muito diferente da das escovas de dentes manuais normais, uma vez que proporciona o movimento, ao passo que só precisa de a orientar. Por essa razão, algumas pessoas podem achar a escovagem com uma escova de dentes elétrica mais fácil, uma vez que aprendem a fazê-lo corretamente. Basta lembrar que a chave para escovar bem com uma escova de dentes elétrica é guiar a cabeça da escova através de todas as partes da sua boca.

Usar uma escova de dentes elétrica recarregável

Quer acredite ou não, muitas crianças em idade escolar sentem-se entusiasmadas a escovar os seus dentes. Podemos agradecer este feliz fenómeno à invenção da escova de dentes elétrica recarregável. As escovas de dentes elétricas recarregáveis são fáceis de usar e isso faz parte do seu apelo. E embora uma escova de dentes elétrica recarregável custe mais do que uma escova de dentes manual, pode valer a pena se o seu filho (ou você) estiver mais entusiasmado com a sua utilização. A maioria das escovas de dentes elétricas recarregáveis funcionam em qualquer lugar entre 5000 a 30.000 cadências nos seus dentes por minuto, e por isso, leva menos tempo a realizar um trabalho minucioso. Algumas escovas de dentes elétricas recarregáveis têm ainda mais potência. Para utilizar uma escova de dentes elétrica recarregável, basta colocar a pasta de dentes na cabeça da escova e segurar a escova num ângulo de 45 graus, tal como faria com uma escova de dentes manual. Em seguida, ligue a escova elétrica recarregável e mova a escova de dente em dente. As cabeças mais pequenas da maioria das escovas de dentes elétricas recarregáveis geralmente escovam cerca de um dente de cada vez, dependendo do tamanho dos seus dentes. Guie a escova elétrica ao longo das superfícies da frente, de trás e das superfícies de mastigação de cada dente. Mesmo com uma escova de dentes elétrica recarregável, deve passar cerca de dois minutos a escovar para se certificar de que limpou cada dente. Quando terminar a escovagem, basta enxaguar a cabeça da escova com água e deixá-la secar.

Temporizadores de dois minutos incorporados

A maioria das escovas de dentes elétricas recarregáveis têm temporizadores de dois minutos incorporados, e algumas até têm temporizadores profissionais que especificam 30 segundos para cada quadrante para o ajudar a manter o controlo.

Posicionamento da escova de dentes recarregável

Quando se usa uma escova de dentes elétrica recarregável, não é necessário pressionar com força ou esfregar. Basta guiar a escova enquanto esta proporciona a ação de escovagem. De facto, algumas escovas de dentes elétricas têm sensores de pressão que alertam quando se está a escovar com demasiada força.

  • Passo 1: Certifique-se de que a sua escova de dentes está carregada. Muitas escovas de dentes elétricas têm luzes indicadoras do nível de carga, para que se possa realmente ver quando a escova de dentes está carregada.

  • Passo 2: Comece com as superfícies exteriores dos dentes. Conduza a cabeça da escova lentamente de dente em dente, mantendo a cabeça da escova no lugar durante alguns segundos contra cada dente antes de passar para o seguinte. Siga ao longo da forma de cada dente e da curva da gengiva.

  • Passo 3: Repita o passo 2 nas superfícies internas dos dentes.

  • Passo 4: Repita o passo 2 nas superfícies de mastigação dos dentes, bem como atrás dos dentes de trás.

  • Passo 5: Dirija a cabeça da escova ao longo da linha da gengiva e sobre as gengivas. Mais uma vez, não pressione com força ou esfregue.

  • Passo 6: Tente roçar a cabeça da escova ao longo da língua e do céu da boca, de trás para a frente, para ajudar a refrescar o hálito.

Com uma técnica de escovagem adequada com uma escova de dentes elétrica recarregável e pouca prática estará a escovar com confiança sabendo que está a utilizar a tecnologia clinicamente comprovada de uma escova de dentes elétrica recarregável para limpar os seus dentes.