PORQUÊ O ELIXIR ORAL DA ORAL-B

O Nosso Melhor Elixir para Aparelhos Dentários

PARTILHAR:

Quando se trata de endireitar os dentes, os aparelhos dentários são frequentemente usados. A maioria dos ortodontistas e profissionais dentários recomendam aparelhos para crianças poderem ter um sorriso mais saudável—no entanto, os aparelhos podem também dificultar o processo de limpeza dos dentes e gengivas, visto que há fios e suportes a bloquear o acesso. Acrescentar um elixir à sua rotina de higiene diária pode ajudar a melhorar a limpeza da sua boca, combater o mau hálito e prevenir cáries em locais onde uma escova de dentes tradicional não chega.

Tipos de Aparelhos

Nunca existiram tantas opções para aparelhos como agora. Fale com o seu dentista para encontrar as melhores opções de tratamento para si:

  • Aparelhos Metálicos: Este é o tipo mais tradicional, mas agora as crianças têm opções de personalização com faixas coloridas - e é o aparelho mais económico disponível.

  • Aparelhos de Cerâmica: Suportes e arames transparentes ou da cor dos dentes ajudam a tornar este tipo de aparelhos menos visíveis. Porém, mancham mais facilmente quando não for feita a manutenção correta.

  • Aparelhos Linguais: Estes são aparelhos metálicos que são colocados do lado de dentro dos dentes, tornando-os praticamente invisíveis a partir do exterior. Porém, são os mais difíceis de limpar. Tente escovar usando uma escova de dentes elétrica como a Série iO da Oral-B. A sua cabeça arredondada com micro-vibrações permitem limpar melhor todas as áreas da boca, ao mesmo tempo que é suave para os dentes e gengivas.

  • Invisalign: Estes alinhadores de plástico transparente, tipo protetores de boca, são facilmente removíveis e são os menos notáveis de todos os tipos de aparelhos.

Bactérias da Boca e Aparelhos Dentários

Até mesmo sem aparelho, a sua boca poderá conter mais de 700 diferentes tipos de bactérias. Os 2 tipos de bactéria possivelmente mais prejudiciais para os seus dentes e gengivas são:

  • Streptococcus Mutans: Estas bactérias proliferam quando açúcares e amidos permanecerem na boca, o que pode levar à desmineralização do esmalte e até mesmo ao apodrecimento dos dentes.

  • Porphyrominas Gingivalis: Quando as gengivas não são mantidas saudáveis através de uma remoção diária da placa, esta bactéria pode afetar a saúde das gengivas e dos ossos de apoio.

Problemas Comuns Associados ao Uso de Aparelho

Para quem usa aparelho dentário, o processo de escovagem e uso do fio dental para afastar partículas de comida, amidos e açúcares capazes de alimentar estes tipos de bactérias, pode ser ainda mais complicado do que para quem não usa. Isto pode dar origem a:

  • Acumulação de tártaro, que apenas poderá ser removido por um dentista (tipicamente pelo higienista, mas abrange todos os profissionais dentários).

  • Mau hálito, devido às partículas de alimentos e resíduos, assim como placa que fica para trás.

  • A acumulação da placa bacteriana com o tempo pode deixar as gengivas mais suscetíveis à dilatação, sangramento, sensibilidade e cáries

  • Desmineralização, que ocorre devido a placa bacteriana e ácidos que “corroem” as superfícies dos dentes - formando cicatrizes esbranquiçadas e possivelmente dando origem a cáries

Higiene Oral para Quem Usa Aparelhos Dentários

Felizmente, melhorar a sua rotina de cuidados orais, o que inclui escovar usando uma escova de dentes elétrica como a Oral-B iO, ajudará a remover a placa bacteriana dos seus dentes. Para além disto, o fio dental especificamente projetado para limpar entre os dentes, suportes e arames, como o Oral-B Super Floss, pode ajudar a remover mais placa nos locais de difícil acesso onde a maioria dos problemas de placa bacteriana começam. Para ajudar ainda mais a manter os seus dentes e gengivas em boas condições, use um elixir para refrescar o seu hálito, prevenir as cáries e manter a sua boca limpa.

O Melhor Elixir para Aparelhos Dentários

Reforce a resistência dos seus dentes e ajude a revelar um sorriso mais nivelado e saudável assim que retirar o seu aparelho, ao acrescentar um elixir à sua rotina diária. Use o elixir depois de cada refeição, e particularmente antes de ir dormir, de forma a ajudar a eliminar mais partículas de comida e controlar o crescimento da placa bacteriana.

  • Esmalte e Elixir para Cuidados das Gengivas e do Esmalte para Quem Usa Aparelhos Dentários: Se usa aparelho, é importante prestar atenção especial à camada exterior dos seus dentes e da linha das suas gengivas. O Oral-B Gum & Enamel Care Mouthwash pode ajudar a reduzir a placa bacteriana e fortalecer o seu sorriso, ao mesmo tempo que mantém as suas gengivas em boas condições e previne a formação de cáries.

  • Elixir para Hálito Fresco para Quem Usa Aparelhos Dentários: Enxague usando Oral-B Pro-Expert Professional Protection Mouthwash após as refeições para uma proteção de 24 horas contra a placa bacteriana, problemas de gengivas e mau hálito quando usado duas vezes por dia. Se usa aparelho, um arsenal de cuidados orais completo é importante para ajudar a manter os seus dentes e gengivas em boas condições. Com o elixir e fio dental certos, pasta de dentes fluorada e escova de dentes elétrica equipada para chegar a todas as áreas da boca, estará mais bem preparado para impedir que a placa bacteriana se instale na sua boca.

Fontes:

https://www.ada.org/en/member-center/oral-health-topics/mouthrinse#:~:text=Antimicrobials%20in%20mouthwash%20formulations%20include,ketone%2C%20terpene%2C%20and%20ionone.

https://www.dentalcareplus.com/media/50441/health-connection-mouthwash.pdf

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6032020/