PORQUÊ O ELIXIR ORAL DA ORAL-B

Elixir Antibacteriano de Clorexidina Prós e Contras

Elixir Antibacteriano de Clorexidina Prós e Contras (*Artigo Existente) article banner
PARTILHAR:

O que é o Elixir de Clorexidina?

Se estiver a receber tratamento para a gengivite ou sujeito a determinados procedimentos dentários, o seu dentista poderá prescrever-lhe um líquido de enxaguamento com propriedades antibacterianas, conhecido por elixir antibacteriano de clorexidina. Este líquido ajuda a controlar e a matar as bactérias na sua boca que podem dar origem à gengivite.

No lado positivo, a clorexidina possui propriedades antibacterianas poderosas e poderá ser particularmente útil na manutenção de uma boca saudável após um procedimento de limpeza profunda dos dentes, como a terapia periodontal.

Efeitos Secundários da Clorexidina

Apesar disto, o elixir de clorexidina pode causar manchas nos dentes, visto que ficou provado que a clorexidina se liga tanto a tecidos moles como a tecidos duros. Portanto, se o seu dentista lhe prescrever um elixir de clorexidina temporariamente enquanto estiver a recuperar de um tratamento da gengivite, tente não beber demasiado café, chá, vinho tinto, ou consumir alimentos com corantes que poderão manchar os seus dentes. Para além disto, os elixires de clorexidina, ou antibacterianos, poderão não ser a melhor escolha se tiver coroas ou capas de compósito de ou ionómero de vidro, visto que estes materiais poderão manchar.

O Uso de um Elixir Antibacteriano Não Substitui a Escovagem e o Uso do Fio Dental

No geral, não é necessário tornar um elixir de clorexidina parte da sua rotina de cuidados orais de longo prazo, e até mesmo um elixir antibacteriano prescrito por um médico não substitui a escovagem dos dentes e uso do fio dental. Assim que a sua gengivite estiver controlada, seguir um programa regular de higiene dental, que inclui escovar os dentes duas vezes por dia, usar fio dental diariamente e visitas regulares ao seu dentista, deverão ajudar a evitar problemas adicionais com gengivite.

Fontes:

https://www.ada.org/en/member-center/oral-health-topics/mouthrinse#:~:text=Antimicrobials%20in%20mouthwash%20formulations%20include,ketone%2C%20terpene%2C%20and%20ionone.

https://www.dentalplans.com/dental-information/dental-concerns/bacteria-in-your-mouth