GRAVIDEZ

Gengivite na Gravidez - Como preveni-la e tratá-la?

PARTILHAR:

Em que consiste a gengivite na gravidez? 

A gengivite resulta da acumulação de placa nos dentes, cujas bactérias produzem toxinas que irritam as gengivas. Se tiver gengivas hemorrágicas, avermelhadas, inchadas, doloridas ou inflamadas, é provável que se trate de gengivite. (retirado de dentalcare.com – “O que é a gengivite?”) 

Entre 60% a 70% das mulheres sofrem gengivite na gravidez,  que é provocada por um aumento da hormona conhecida por progesterona, que poderá desencadear uma resposta acentuada da placa bacteriana na boca e tornar as suas gengivas mais sensíveis, inchadas e provavelmente hemorrágicas ao escovar os seus dentes e usar fio dental. Estas mudanças hormonais poderão também facilitar a acumulação de determinadas bactérias causadoras da gengivite. Embora a gengivite na gravidez possa ocorrer a qualquer momento entre o segundo e o oitavo mês, normalmente o período de maior gravidade ocorre no segundo trimestre. 

Um exemplo de gengivite na gravidez 

Se estiver grávida, o seu dentista precisará de conhecer detalhes sobre os seus primeiros sinais e sintomas da gengivite. A gengivite é mais comum durante o segundo e o oitavo mês da gravidez. Fale com o seu dentista quando estiver grávida—ele ou ela poderá recomendar limpezas dentárias mais frequentes durante o segundo trimestre ou inícios do terceiro trimestre para ajudar a combater os efeitos do aumento de progesterona e ajudar-lhe a prevenir a gengivite. Esta placa bacteriana extra poderá resultar em gengivas hemorrágicas, avermelhadas, inflamadas e/ou sensíveis. Em consequência, mulheres grávidas são mais propensas ao desenvolvimento da gengivite, mesmo seguindo uma rotina de cuidados orais consistente.

Por que motivo é importante gerir a gengivite na gravidez? 

Gerir a gengivite na gravidez é importante para que a gengivite não transite para uma forma mais grave conhecida por periodontite. A periodontite poderá resultar em complicações de saúde oral graves que poderão necessitar de cirurgia ou levar à perda de dentes. A sua saúde global, assim como a saúde do seu bebé - poderá ser influenciadas pela saúde dos seus dentes e gengivas.

O que posso fazer para prevenir a gengivite na gravidez? 

A coisa mais importante que pode fazer para evitar problemas com gengivite na gravidez é efetuar uma remoção eficaz da placa bacteriana. Deverá manter uma rotina de cuidados domésticos consistente até mesmo antes de estar grávida. Nem todos os produtos para a saúde oral são iguais, portanto escolha uma pasta de dentes e elixir que removam a placa e que protejam contra problemas de gengivas. Tente também usar uma escova elétrica para facilitar a remoção da placa. 

Dicas sobre cuidados orais para uma gravidez saudável 

  • Continue a visitar o seu dentista regularmente

  • Use uma escova de dentes elétrica recarregável e use o fio dental de forma suave para evitar danificar os tecidos delicados das gengivas 

  • Use uma pasta de dentes antibacteriana duas vezes por dia e use o fio dental diariamente 

  • Enxague com um elixir antibacteriano sem álcool 

  • Enxague a sua boca com um elixir fluorado após alguma indisposição matinal, de forma a impedir que ácidos afetem os seus dentes e gengivas 

  • Siga uma dieta saudável que contenha bastante cálcio, fósforo, proteínas e vitaminas A, C e D. Fale com o seu médico obstetra sobre a necessidade de tomar suplementos vitamínicos. 

  • Evite doces açucarados

PARABÉNS! 

Enquanto estiver a desfrutar deste emocionante período da sua vida, lembre-se de que prestar particulares cuidados aos seus dentes e gengivas irá compensar-lhe a longo prazo - e servirá de grande exemplo para o seu bebé!