Todos sabem que a gravidez pode vir com uma investida de efeitos secundários inesperados e por vezes surpreendentes, desejos estranhos e mudanças de humor para citar alguns. No entanto, a boca seca é um sintoma menos conhecido da gravidez que é, na realidade, bastante comum.
Pode sentir:
Dor de garganta constante
Dificuldades ao engolir
Secura no nariz
Sensação de queimadura na garganta ou na boca
Dificuldade a falar
Rouquidão
Alterações no paladar
A boca seca pode ocorrer por uma série de razões para mulheres grávidas.
Desidratação:
As mulheres grávidas precisam de mais água para ajudar no desenvolvimento do bebé. Isto pode ser um desafio, especialmente se estiver grávida pela primeira vez, mas beber mais água todos os dias pode prevenir a desidratação e aliviar os sintomas da boca seca.
Dificuldade em adormecer:
A gravidez pode causar uma série de problemas de sono, tais como insónia, dificuldade em adormecer, ressonar e apneia do sono. Estas duas últimas condições podem causar uma respiração de boca aberta que, por sua vez, seca a boca e torna mais difícil a produção de saliva.
Além disso, a alteração das hormonas pode, na realidade, causar um estreitamento da garganta e do nariz, o que pode causar problemas respiratórios.
Se desenvolver boca seca enquanto estiver grávida, é mais provável que isso se deva à alteração hormonal e ao aumento da necessidade de ingestão de água.
Se sofrer de boca seca durante a gravidez, lembre-se que não está sozinha. Experimente alguns destes remédios comuns para a boca seca.
Beba bebidas à temperatura ambiente
Evite quantidades excessivas de água a temperaturas extremas
Evite bebidas gaseificadas
Opte por bebidas sem açúcar
Beba água durante as refeições
Consuma pastilha ou doces sem açúcar
Experimente um elixir bucal sem álcool
Fontes:
https://www.healthline.com/health/dry-mouth-pregnancy#when-to-see-a-doctor