Nunca é demasiado cedo para ensinar bons hábitos de higiene oral às crianças. É claro, cabe aos pais dar os “primeiros passos”. É fundamental encontrar novas formas de moldar bons hábitos de higiene oral e praticá-los com os seus filhos. Quanto mais cedo as crianças se encarregarem de cuidar dos próprios dentes, mais felizes e saudáveis serão (e você também). E as recompensas ao longo da vida são incalculáveis.
Não te preocupes, não estás sozinho
Se achas que é um verdadeiro desafio ensinar os teus filhos a terem uma higiene oral adequada, estás em boa companhia. As cáries dentárias são uma das doenças de infância mais comuns. E os estudos comprovam que quase 50% das crianças entre os seis e os oito anos têm pelo menos uma cárie.1 Estes são apenas alguns dos motivos pelos quais é tão importante ajudar os teus filhos a perceberem desde o início que é inteligente ter hábitos de cuidados dentários adequados.
Como cuidar dos dentes dos bebés
Existe muita informação à tua disposição, mas estes princípios básicos são um bom ponto de partida.
Ajuda a prevenir as bactérias da placa limpando delicadamente as gengivas de um recém-nascido com um pano húmido depois de lhe dar o leite. Usa apenas água, não uses pasta de dentes.
Não ponhas o teu bebé a dormir com um biberão com leite ou sumos com açúcar.
Quando os dentes começarem a nascer, entre os 4 e os 6 meses, acostuma-os à escovagem dos dentes. É melhor utilizar cerdas extra suaves e um pouco de pasta de dentes sem flúor.
Até mesmos os bebés podem desenvolver gengivite e cáries. Por isso, é boa ideia consultar um dentista pediátrico no início: opta pela estratégia “primeira consulta no primeiro aniversário”.
Cuidados dos dentes das crianças
O melhor é mostrar como lavar os dentes através do exemplo e tornar o ritual divertido. Quando todos escovam os dentes ao mesmo tempo, torna-se um ritual de família que as crianças vão adorar.
Com cerca de dois anos, podem começar a usar pasta de dentes com flúor, mas certifica-te de que não a engolem. Queres ensinar qual o período de tempo adequado da escovagem? Experimenta cantar “O Balão do João” ou outra música preferida durante dois minutos.
As Escovas de Dentes Elétricas Oral-B® têm muitos desenhos com personagens populares dos filmes de animação. Agora, as crianças podem divertir-se ainda mais a lavar os dentes na companhia dos seus amigos da Disney® e da Pixar®.
Normalmente, por volta dos três ou quatro anos, os 20 dentes principais, ou “dentes de leite”, já deverão ter nascido. A dentição permanente, ou dentes de “adulto”, aparece por volta dos seis anos e os dentes poderão continuar a nascer até à adolescência.
Se tens uma criança pequena que tem medo de ir ao dentista, poderás deixá-la mais descansada dizendo-lhe que pode sentar-se no teu colo durante o exame.
Crianças mais velhas e a saúde dentária
À medida que as crianças crescem, querem sentir-se mais independentes. Parte do crescimento inclui assumir a responsabilidade por cuidar dos próprios dentes, sem ter de receber instruções dos pais. Apela ao que for importante para elas: As crianças querem ter uma boa aparência para os colegas, querem sorrir nas “selfies” e não querem passar o tempo livre sentadas na cadeira do médico dentista.
Para ensinar às crianças mais sobre o tempo de escovagem, experimenta a aplicação Disney Magic Timer.
Outro grande desafio para as crianças é evitar alimentos e bebidas açucarados. As opções mais saudáveis permitem-lhes desfrutar de uma melhor saúde dentária e em geral. Se os teus filhos praticam desporto, um protetor de boca para proteger os dentes de lesões poderá ajudar a mantê-los a salvo e bonitos durante uma vida inteira.
Usar o fio dentário é uma lição importante a ensinar. Também poderás perguntar ao teu médico dentista sobre vedantes ou tratamentos com flúor para uma maior proteção contra as cáries.
1 NIH.gov: Oral Health in America: A Report of the Surgeon General