CRIANÇAS

Dentes das crianças e higiene oral

PARTILHAR:

Medidas preventivas para uma boa higiene oral

Os dentes das crianças começam a formar-se antes do nascimento. A partir dos quatro meses, nascem os primeiros dentes, os chamados dentes de leite. Por norma, os 20 dentes de leite nascem todos até aos três anos, embora o ritmo e ordem variem.

Os dentes permanentes começam a nascer por volta dos seis anos. Este processo irá continuar até aproximadamente aos 21 anos. Para ajudar a garantir a saúde oral e uma vida inteira de boa higiene oral, segue estas medidas de prevenção chave:

  • Limita o consumo de açúcar para ajudar a prevenir as cáries dentárias.

     

  • Certifica-te de que as crianças recebem flúor suficiente, através do consumo de água ou como tratamento no consultório do dentista, para fortalecer o esmalte dentário e aumentar a resistência às cáries. Esta rotina poderá incluir suplementos de flúor em zonas onde a água não tem níveis de flúor especialmente elevados. Certifica-te de que perguntas ao teu dentista sobre os suplementos, para determinar se são necessários.

  • Pondera a utilização de vedantes dentários. Os vedantes dentários fornecem uma camada adicional de proteção contra as cáries. São fabricados em plástico e são ligados aos dentes pelo dentista.

  • Ensina as crianças a lavar os dentes e a usar o fio dentário regularmente e de forma adequada. Tenta inventar maneiras de tornar a escovagem e a utilização do fio dentário divertidas para os teus filhos, para os encorajar a ter uma boa rotina de higiene oral.

Principais obstáculos à saúde e higiene oral das crianças

A seguir, encontras um resumo dos desafios mais comuns quando se trata da saúde e higiene oral das crianças.

Bebés

  • Cáries dentárias causadas pelo biberão nos bebés: Para evitar este problema comum, limpa as gengivas com gaze ou um pano limpo e água após dar de mamar. Quando os dentes nascem, escova diariamente com uma quantidade mínima de pasta de dentes com flúor. Lembra-te ainda de deitar a criança com um biberão de água em vez de leite ou sumo.

  • Chuchar no dedo: O termo para os vários hábitos das crianças de chuchar quando não estão a ser alimentadas é “sucção não nutritiva”. Inclui chuchar no dedo e o uso de chuchas. A maioria dos prestadores de cuidados de saúde pediátricos contemporâneos concorda que estes hábitos têm funções formativas e de estimulação importantes e, pelo menos durante os primeiros anos de vida (até cerca dos quatro anos), devem ser ignorados. No entanto, todos concordam que o uso de chucha ou o ato de chuchar no dedo devem cessar antes de começar a nascer a dentição permanente. Consulta o dentista sobre os hábitos de chuchar dos teus filhos.

  • Manchas brancas nos dentes: Assim que os primeiros dentes aparecem, normalmente por volta dos seis meses, começa a limpar os dentes do bebé diariamente e marca uma consulta no dentista.

Crianças pequenas

  • Medo do dentista: Permitir que a criança se sente no colo do pai ou mãe durante o exame vai deixá-la mais confortável.

  • Dificuldade em criar uma rotina de higiene oral: Experimenta envolver toda a família e dá o exemplo. Por exemplo, escovem os dentes em conjunto à mesma hora para começar a criar um bom hábito.

  • Manchas de antibióticos: Fala com o pediatra antes que lhe receite qualquer medicação.

Crianças que frequentam a escola

  •  A adoração dos doces: Experimenta dar aos teus filhos opções de merendas saudáveis, como vegetais, iogurtes ou queijo.

  • Manchas de antibióticos: Fala com o pediatra antes que lhe receite qualquer medicação.

  • Lesões orais decorrentes de desportos: Encoraja as crianças a usarem protetores de boca durante a prática de desportos para proteger os dentes contra potenciais acidentes.

Adolescentes

  • Aparelhos dentários: Certifica-te de que os adolescentes escovam bem entre os aparelhos e usam um Floss Threader para remover todas as partículas dos alimentos.

  • Lesões orais decorrentes de desportos: Encoraja as crianças a usarem protetores de boca durante a prática de desportos para proteger os dentes contra potenciais acidentes.