À medida que o seu filho for crescendo, começará a perder os dentes de leite e os dentes de adulto começarão a nascer. Nesta fase, é muito importante que os dentes e as gengivas do seu filho estejam limpos para garantir um desenvolvimento saudável. É normal os pais terem dúvidas sobre como podem continuar a cuidar dos dentes dos filhos.
Porque é importante que as crianças entre os 6 e os 12 anos escovem os dentes?
Manter os dentes do seu filho limpos é uma parte importante da rotina diária dele. Tal como quando era mais novo, os dentes do seu filho ainda estão suscetíveis a cáries. Os dentes de leite cairão eventualmente, mas mesmo assim deve cuidar deles. As cáries nos dentes de leite podem causar dor e pode ser necessário removê-los. Isto pode fazer com que os outros dentes se movam, reduzindo o espaço para os dentes adultos.
Sugestões para escovar os dentes do seu filho
Nas fases iniciais da infância, a forma como escova os dentes do seu filho será um pouco semelhante à forma como escovava quando era criança. No entanto, entre os 6 e os 12 anos, existem muitos momentos importantes que devem ser considerados.
6 a 8 anos
Nestas idades, deve continuar a lavar os dentes do seu filho. Pode deixá-lo tentar melhorar a técnica de escovagem de dentes. No entanto, ainda precisará de escovar os dentes do seu filho. À medida que se aproxima dos 8 anos, pode começar a deixá-lo escovar os dentes sozinho, mas deve supervisioná-lo.
A escovagem dos dentes deve ser a última tarefa que o seu filho faz antes de dormir e também deve ser realizada noutra altura durante o dia.
Escove os dentes do seu filho durante dois minutos com uma escova de dentes manual de tamanho infantil, com cerdas macias ou médias. Também pode usar uma escova elétrica.
Use uma quantidade de pasta de dentes com fluoreto do tamanho de uma ervilha. A dose recomendada de fluoreto é entre 1350 ppm e 1500 ppm e não inferior a 1000 ppm.
Após a escovagem, o seu filho deve cuspir a pasta de dentes, mas não deve enxaguar com água. Assim mantém uma camada reforçada de fluoreto nos dentes.
9 a 12 anos
Por volta dos 9 anos, o seu filho pode começar a escovar os dentes sozinho. No entanto, será ainda necessária alguma supervisão. Na maioria dos casos, as crianças devem poder escovar os dentes de forma independente.
Certifique-se de que o seu filho escova os dentes durante dois minutos, e usa uma quantidade do tamanho de uma ervilha de pasta de dentes com fluoreto que contém entre 1350 e 1500 ppm, numa escova de dentes manual ou elétrica. Pode usar de forma segura uma variedade de pasta de dentes para adultos em vez de uma pasta de dentes para crianças
Após a escovagem, o seu filho deve cuspir a pasta de dentes, mas não deve enxaguar com água. Isto mantém a concentração de fluoreto nos dentes.
Sugestões para facilitar a escovagem dos dentes
À medida que o seu filho for crescendo, é provável que deixe de ser difícil fazê-lo cooperar durante a escovagem dos dentes. O objetivo nessa altura é a consistência e a manutenção de uma escovagem regular, principalmente à medida que o seu filho começar a escovar os dentes sozinho. Se ainda for difícil fazê-lo escovar os dentes, lembre-se de perseverar e diga-lhe que não escovar os dentes pode afetar negativamente a saúde geral.
O melhor que pode fazer é garantir uma escovagem diária regular à noite e noutra altura durante o dia. Também pode desempenhar um papel fundamental, mostrando um bom comportamento de cuidados orais. Mostrar que a escovagem dos dentes e o uso do fio dentário regulares fazem parte da sua rotina diária contribuirá para estabelecer bons hábitos orais como uma parte importante da rotina do seu filho.
Tal como quando era mais novo, lembre-se de que a rotina de escovagem diária não precisa de ser perfeita. Se por acaso notar que o seu filho está a negligenciar os princípios básicos dos cuidados orais, deve lembrar-lhe a importância da escovagem diária e do uso de fio dentário para a saúde geral e bem-estar.