OUTRAS

Os Implantes Dentários são a solução certa para si?

PARTILHAR:

Os implantes dentários são uma forma de odontologia restaurativa que ajuda a melhorar a qualidade e a aparência do seu sorriso. Feitos para parecer e funcionar exatamente como os seus dentes naturais, os implantes dentários podem ser a opção perfeita para qualquer pessoa com dentes em falta ou danificados.

Quem pode Colocar Implantes Dentários?

Qualquer pessoa com uma boca saudável pode ser um candidato a implantes dentários, incluindo jovens adultos. Para ser considerado para a cirurgia de implantes dentários, as suas gengivas e dentes devem estar em boas condições antes do procedimento. Asdoenças de gengivas não tratadas ou cáries dentárias podem conduzir à infeção, insucesso e perda dos implantes.

Vantagens dos Implantes Dentários

Os implantes dentários são uma solução a longo prazo para dentes em falta, lascados, descoloridos ou danificados. Os implantes oferecem os seguintes benefícios quando colocados com sucesso: 

  • Melhoria da aparência: Os implantes substituem os dentes danificados assim como preenchem quaisquer lacunas no seu sorriso, melhorando significativamente a sua aparência.

  • Conveniência: Uma vez que os implantes se fundem com o seu maxilar, são permanentes e não terá de lidar com a constante remoção e substituição de dentaduras.

  • Discurso: As lacunas no seu sorriso podem fazer com que desenvolva um ceceio ou uma má articulação nas suas palavras. Os implantes dentários podem ser capazes de ajudar a melhorar a sua dicção ao falar, preenchendo os buracos.

  • Durabilidade: Quando devidamente tratados, os implantes dentários podem durar uma vida inteira, garantindo-lhe o máximo do seu investimento.

  • Eficaz em termos de custos: Os implantes podem parecer caros no início, mas esse preço inicial é um investimento para toda a vida que pode durar mais do que as opções de restauração menos permanentes.

  • Saúde melhorada: Os implantes podem ajudar a melhorar a higiene oral e visam preservar os seus dentes e gengivas remanescentes.  

Os implantes dentários têm geralmente uma taxa de sucesso de 98%, e valem bem o investimento para quem procura melhorar o seu sorriso. 

Desvantagens dos Implantes Dentários

  • O custo inicial elevado pode fazer com que os implantes pareçam caros

  • Podem surgir pequenas complicações que exijam visitas adicionais ao dentista

  • O processo pode levar meses desde a colocação inicial do “fixador,” a parte interna do implante, deve fundir-se ao seu maxilar e as necessidades de cura devem ocorrer antes de completar o procedimento

  • Pode ocorrer infeção se não forem empreendidos os cuidados orais adequados 

Como Tirar Maior Partido do seu Implante Dentário 

Os cuidados certos para o seu implante têm um forte impacto na sua taxa de sucesso. De forma a garantir que o seu investimento continua a compensar, terá de limpar o implante tal como faria com os seus dentes naturais: 

  • Escovar duas vezes por dia

  • Usar fio dentário, no mínimo, uma vez por dia

  • Bochechar com elixir bucal para remover mais bactérias

  • Consulte o seu dentista, pelo menos, duas vezes por ano para realizar limpezas e check-ups profissionais 

A saúde das suas gengivas também ditará a durabilidade dos seus implantes. Experimente passar para produtos de cuidados orais que visam manter a saúde das gengivas, tais como a Oral-B® Genius Electric Toothbrush que conta com um modo de cuidados das gengivas. Adicionar pasta de dentes para cuidados das gengivas e elixir bucal também pode ajudar.

Ainda não tem a certeza se os implantes são o mais acertado para si? O seu dentista pode recomendar outras opções de restauração dentária que podem se adequar melhor.  

Fontes: 

https://www.webmd.com/oral-health/guide/dental-implants#1 

https://www.hereforddentist.co.uk/articles/can-i-have-dental-implants-if-i-have-gum-disease 

https://www.sharecare.com/health/dental-implant-oral-health/what-are-disadvantages-dental-implants