OUTRAS

Implantes Dentários: O que esperar

PARTILHAR:

Os Implantes Dentários podem melhorar significativamente a aparência do seu sorriso, enquanto ajuda a promover gengivas e dentes saudáveis. Mas o que acontece antes, durante e após uma cirurgia de implante? Poderá estar a perguntar-se quanto tempo levará o procedimento, se os implantes dentários são dolorosos e o que esperar durante a recuperação.

O Que Esperar Antes de uma Cirurgia de Implantes Dentários

Se tiver dentes em falta ou danificados, uma cirurgia de implantes pode ajudar a restaurar o seu sorriso através da substituição dos dentes afetados. Antes da cirurgia o seu dentista irá avaliar se é um bom candidato através de alguns passos simples: 

  1. Raios-X: O seu dentista irá tirar radiografias dos seus dentes para avaliar o seu estado ósseo e gengival. Se estiverem presentes quaisquer sinais de aviso, tais como cáries ou doenças das gengivas, o seu dentista pode recomendar outras opções de tratamento antes de avançar com um implante dentário.

  2. Impressões: Um molde de plástico ou metal será preenchido com um líquido macio que se molda à forma da sua boca para criar um duplicado. Isto ajuda o seu dentista a determinar o tamanho e a forma exatos dos seus dentes, gengivas e tecido circundante para melhor encaixar um implante onde é necessário. 

O Que Esperar Durante uma Cirurgia de Implantes Dentários

Uma vez revistas as suas radiografias e tirada uma impressão, o seu dentista avançará com uma cirurgia de implantes. A fase inicial da cirurgia envolve várias etapas e demorará cerca de uma a duas horas: 

  1. Extração: Se o dente em questão ainda estiver na sua boca, então terá de ser removido. Um procedimento de extração dentária envolve frequentemente a utilização de anestesia local, uma vez que o dentista retira o dente danificado da sua boca.

  2. Implante: Nesta fase do processo, o seu dentista começará a inserir o componente inicial que compõe um implante. É feito um furo no seu maxilar para criar espaço para o fixador, que atuará como uma raiz artificial para manter o resto do implante no devido lugar. Em certos casos, pode ser necessário um enxerto ósseo, mas o procedimento é menor e indolor.  

Assim que o seu maxilar cicatrizar após a colocação do fixador, começará a fundir-se com o implante dentário tornando-o uma parte permanente do seu sorriso. O seu dentista determinará quando o seu implante está pronto para passar à etapa seguinte do procedimento, dependendo da estabilidade do implante com o seu maxilar. Se o seu maxilar tiver sarado e o implante estiver estável, o seu dentista continuará com a cirurgia: 

  1. Colocação de pilares: Uma vez fundido o implante com o seu maxilar, é colocado um pilar no topo para funcionar como um instrumento de ligação à coroa. Esta parte do processo é muitas vezes indolor devido à anestesia local, com alguns pacientes a relatarem que sentiram apenas um pouco de pressão à medida que o pilar é apertado à volta do fixador.

  2. Coroa: Uma coroa permanente é presa ao pilar, completando a cirurgia. A coroa vai parecer e sentir-se como os seus dentes naturais.  

O Que Esperar Após a Cirurgia de Implantes Dentários  

Quando a anestesia começar a desaparecer, pode sentir alguma dor ou um pouco de desconforto.A maioria dos pacientes não sente qualquer dor após a cirurgia e são capazes de empreender a sua rotina diária. O seu dentista pode fazer várias recomendações para assegurar um processo de cura suave:

  1. Os antibióticos podem ser prescritos para limitar o seu risco de infeção

  2. Evitar alimentos duros, pegajosos ou resistentes após a cirurgia

  3. Escovar os dentes e usar o fio dentário como faria com os seus dentes naturais

  4. Tente mudar para uma escova de dentes elétrica para uma melhor limpeza entre os dentes e abaixo da linha das gengivas para limitar a infeção causada por bactérias nocivas da placa bacteriana

  5. Utilize uma pasta de dentes fortalecedora como Crest Gum Detoxify para ajudar a manter o seu sorriso saudável

  6. Depois de curado, bocheche com um elixir bucal para cuidados das gengivas para manter uma linha das gengivas saudável e para que o seu implante possa manter-se no devido lugar 

Depois de curado, não se esqueça de efetuar consultas regulares no dentista para limpezas e check-ups profissionais.

Fontes:  

https://askthedentist.com/dental-implants/ 

https://oralb.com/en-us/oral-health/life-stages/adults/dental-implants-procedure-how-they-work