ADULTOS

Destartarização profissional no dentista

PARTILHAR:

A maioria das pessoas receia as consultas no dentista e adia os check-ups dentários de rotina, como a destartarização. Mas o que muitas pessoas não sabem é que a destartarização é um procedimento simples, rápido e indolor que pode ajudar a prevenir doenças dentárias.

Informações gerais sobre a destartarização

No check-up dentário de rotina, o higienista realiza aquilo a que chamamos de destartarização. A destartarização consiste na utilização de instrumentos especiais para remover a placa bacteriana e a acumulação de tártaro.

Quando comemos ou bebemos, os ácidos, açúcares e partículas dos alimentos formam uma fina camada de biofilme sobre os nossos dentes, que eventualmente acaba por solidificar e causar a placa bacteriana. Uma quantidade excessiva de placa bacteriana pode fazer aumentar o número de bactérias causadoras de doenças das gengivas e dos dentes.

Embora a escovagem dos dentes e a utilização regular do fio dentário possam ajudar a evitar a acumulação rápida da placa bacteriana, a destartarização de rotina, realizada duas vezes por ano, permite remover eficazmente esta acumulação, especialmente em áreas de difícil acesso, ajudando a manter uma boa higiene oral durante mais tempo.

Antes da consulta no dentista

Antes da consulta no dentista, deve escovar bem os dentes. Ao remover os resíduos de alimentos dos dentes, está a tornar o trabalho do dentista mais fácil e mais rápido!

Se ir ao dentista é algo que o deixa ansioso, é importante que durma bem na noite anterior e pode também experimentar realizar exercícios respiratórios ou meditação.

Lembre-se - adiar ir ao dentista pode colocar a sua saúde oral em risco, por isso, se tiver receio dos procedimentos dentários, é ainda mais importante que vá ao higienista frequentemente.

O procedimento de check-up dentário

Com um pequeno espelho, o dentista ou higienista examine os dentes e gengivas para detetar sinais de doença gengival, chamada gengivite, e procura possíveis cáries nos dentes e outras alterações dentárias.

Se não tiver qualquer problema, o higienista procederá à destartarização.

Destartarização e polimento: remoção de tártaro e placa bacteriana

O higienista utiliza instrumentos especializados para remover a placa bacteriana e a acumulação de tártaro. Embora estas ferramentas possam parecer assustadoras, são criadas para proteger os dentes e remover a placa bacteriana e o tártaro sem danificar os dentes e as gengivas.

Instrumentos profissionais de limpeza dentária

São utilizados instrumentos ultrassónicos para remover os resíduos de tártaro. Estes instrumentos potentes emitem sons agudos e são normalmente utilizados em combinação com irrigação na forma de uma névoa fria, que também ajuda a eliminar os resíduos.

Os raspadores e as curetas são instrumentos manuais utilizados após os instrumentos ultrassónicos para remover os restantes pequenos resíduos de placa bacteriana entre os dentes.

Polimento dos dentes

Uma vez removidos a placa bacteriana e os resíduos de tártaro, o higienista faz o polimento dos dentes utilizando uma pequena escova rotativa.

Este procedimento de polimento é realizado com uma pasta profilática ligeiramente abrasiva com flúor, que ajuda a remover as manchas e a deixar os dentes lisos e com um aspeto brilhante.

O polimento com tratamento de flúor não só faz com que os dentes pareçam mais limpos, como também ajuda a refrescar o hálito e a evitar as cáries.

Limpeza dos dentes por meio de escovagem e utilização de fio dentário

Segundo as recomendações dos dentistas, o ideal seria lavar os dentes após cada refeição, mas se isso não for possível, então de manhã e à noite antes de ir para a cama.

Deve escovar os dentes durante, pelo menos, dois minutos, lavando bem todas as áreas da boca.

Limpeza dos dentes com escova de dentes elétrica

As escovas de dentes elétricas utilizam tecnologia rotativa oscilante e proporcionam melhores resultados em termos de higiene oral, pois o movimento rotativo ajuda a chegar a uma maior área dos dentes.

Para lavar os dentes com uma escova de dentes elétrica, siga estes passos:

  • Coloque uma pequena quantidade de pasta de dentes com flúor na escova

  • Concentre a escova em 1-2 dentes de cada vez, o que perfaz um total de 30 segundos por quadrante

  • Para limpar por trás dos dentes da frente, incline a escova na vertical para conseguir lavar o espaço entre os dentes com mais facilidade.

Limpeza dos dentes com fio dentário

A utilização regular do fio dentário evita a acumulação de placa bacteriana e tártaro entre os dentes. Existe uma série de diferentes tipos de fio dentário, incluindo os fios de algodão, os fios de cetim e os fios de fita.

Para usar o fio dentário corretamente, siga estes passos:

  • Se estiver a usar fio de cetim ou fita, pegue num bocado de fio com cerca de 45 cm (18 pol.) de comprimento para manter sempre um segmento limpo por cada dente.

  • Enrole o fio dentário à volta do dedo indicador ou do dedo do meio numa das mãos e um pedaço mais pequeno no dedo indicador ou no dedo do meio da outra mão, e passe o fio dentário entre os dentes.

  • Passe o fio dentário num movimento em ziguezague, deslizando para cima e para baixo contra a linha dos dentes e da gengiva.

Tratamento de flúor para os dentes

O flúor é um mineral que está naturalmente presente nos ossos e nos dentes, e que ajuda a manter os dentes saudáveis. A maioria das pastas de dentes contém flúor, porque ajuda a remineralizar o esmalte enfraquecido dos dentes, a reduzir o crescimento de bactérias orais nocivas e a inverter os primeiros sinais de cáries.

Por esta razão, os dentistas recomendam a limpeza dos dentes com pastas de dentes com flúor e, se for propenso a ter cáries, recomendam também usar um elixir bucal à base de flúor.

Outros processos de check-up dentário

Quando vai ao dentista, também poderá fazer radiografias dentárias para ver se existe algum problema oculto, como cáries entre os dentes ou por baixo das obturações já existentes, problemas nos dentes do siso ou quistos.

Se os resultados das radiografias mostrarem que tem problemas dentários, o dentista pode sugerir uma série de tratamentos ou encaminhá-lo para exames adicionais num dentista especialista.

Perguntas frequentes

A destartarização é dolorosa?

A destartarização profissional deve ser indolor. Se sentir dor ou desconforto, informe imediatamente o dentista, pois ele poderá determinar a origem da dor.

Quanto tempo pode decorrer entre consultas?

Os dentistas recomendam que visite a sua clínica dentária, pelo menos, duas vezes por ano. Contudo, como a frequência das consultas depende da sua saúde oral, é importante seguir sempre os conselhos do dentista.

Posso comer depois da destartarização?

Se a destartarização envolver tratamentos com flúor, os dentistas e higienistas recomendam que espere, pelo menos, 30 minutos antes de comer ou beber. Isso é para garantir que o tratamento atua por completo.

O que faz um higienista dentário?

Os higienistas dentários são os principais médicos de saúde oral preventiva e os especialistas reconhecidos no campo da prevenção de doenças dentárias, especialmente doenças crónicas comuns como cáries dentárias e doenças gengivais. São especializados em medicina dentária preventiva através de intervenção clínica e educação em saúde dentária.

Hiperligações de origem:

https://www.webmd.com/oral-health/dental-visit-adult

https://www.healthline.com/health/dental-oral-health/what-happens-during-a-tooth-cleaning