ADULTOS

Anatomia dos dentes: Quantos dentes têm os seres humanos?

PARTILHAR:

Vemos os nossos dentes todos os dias - usar fio dentárioquando escovamos os dentes ou quando sorrimos para o espelho antes de sair de casa. Mas alguma vez contou quantos dentes tem?

É possível que tenha aprendido o número correto de dentes quando andava na escola ou antes de colocar aparelho, por exemplo. Contudo, à medida que nos aproximamos da idade adulta, a nossa estrutura dentária muda - quando os dentes do siso começam a aparecer - o que significa que pode ser difícil saber quantos dentes se tem quando se é adulto.

Na infância, temos 20 dentes primários (os dentes de leite), que são substituídos por 32 dentes permanentes. Os nossos dentes permanentes têm funções diferentes na função oral e contêm uma série de tecidos.

Saber de que são feitos os nossos dentes e quais são as suas funções pode ajudar-nos a mantê-los limpos e saudáveis durante o resto da nossa vida.

De que são feitos os dentes?

Todos os dentes humanos são constituídos por tecido dentário: células que crescem juntas e desempenham funções específicas. Cada dente contém quatro tipos de tecido, que vão desde o macio e sensível, até ao duro como um osso. Embora todos desempenhem funções diferentes na anatomia do dente, cada um deles faz parte integrante da nossa saúde geral dos dentes e da boca.

1. Esmalte

O esmalte é uma espécie de "guarda-costas" - protege os dentes contra bactérias nocivas e infeções, e é o tecido mais duro de todo o corpo. O esmalte forma a camada exterior da coroa - esta substância dura cobre o tecido nervoso sensível e ajuda os dentes a suportar a pressão de mastigar alimentos.

O esmalte dos dentes pode mudar de temperatura com alimentos quentes ou frios, expandindo-se ou contraindo-se para proteger os dentes contra sensações dolorosas causadas por mudanças extremas de temperatura. Se alguma vez sentiu dor ao beber um refrigerante gelado, é possível que o seu esmalte tenha começado a desgastar-se, o que faz com que esta sensação de frio passe para os nervos que estão por baixo.

2. Polpa

A polpa é a parte mais mole e mais interna do dente. É profundamente sensível e é composta por nervos e tecido conjuntivo, sendo que também ajuda a manter o dente nutrido através dos vasos sanguíneos. A polpa é composta por duas partes: o canal radicular e a câmara pulpar. O sangue e os sinais nervosos passam pelo canal radicular até chegaram à câmara pulpar.

3. Dentina

A dentina é uma substância dura amarelada que se encontra por baixo do esmalte. A dentina está à volta da polpa e ajuda a proteger o centro macio do dente contra bactérias nocivas, ao mesmo tempo que dá aos dentes uma tonalidade amarelada natural. O desgaste do esmalte, causado pelos alimentos açucarados ou ácidos, pode deixar a dentina mais exposta, fazendo com que os dentes pareçam mais amarelos. Contudo, hoje em dia já existem vários métodos para branquear os dentes.

4. Cemento

O cemento, como o nome sugere, é incrivelmente duro - tão forte como os ossos do corpo. O cemento é um tecido calcificado que se situa dentro das gengivas, cobrindo a camada exterior da raiz e ajudando na reparação e regeneração dos dentes. É também o cemento que mantém os dentes no lugar dentro do maxilar.

Nomes dos dentes/tipos de dentes

Quando os dentes permanentes já estão completamente desenvolvidos, os humanos têm um total de 32 dentes, que são classificados em diferentes grupos: incisivos, cúspides (caninos), bicúspides (pré-molares), molares e dentes do siso.

Contudo, saber o número de dentes apenas conta uma parte da história - falta saber como é que os dentes processam os alimentos, combatem infeções e mantêm a boca saudável. Então que tipos de dentes se enquadram em cada grupo e para que servem?

1. Incisivos

Sorria para o espelho - os primeiros dentes que vê são os incisivos. No centro da boca há 4 incisivos no conjunto inferior dos dentes e 4 na parte superior. Cada um com uma aparência plana e larga e uma aresta cinzelada - são perfeitos para morder os alimentos.

2. Cúspides/caninos

Os cúspides são normalmente conhecidos como caninos devido à sua aparência pontiaguda e afiada. Há dois cúspides na parte superior e dois na parte inferior, que ajudam a morder os alimentos mais duros, como bife ou pão crocante.

3. Bicúspides/pré-molares

Os "bicúspides" ou pré-molares têm uma superfície superior mais plana com cristas. A sua aparência é semelhante à dos molares, mas consegue-se distinguir os dois porque os bicúspides/pré-molares são mais pequenos e estão mais próximos da parte da frente dos dentes, com os molares na parte de trás. Há 8 bicúspides - quatro na parte superior e quatro na parte inferior. Esta simetria ajuda a mastigar os alimentos e a parti-los em pedaços mais pequenos.

4. Molares

Os molares são os dentes grandes que se encontram na parte de trás da boca. De todos os tipos de dentes, são os mais fortes. Há 6 no conjunto frontal e 6 na parte inferior, formando a "força bruta" que ajuda a mastigar os alimentos mais duros, tornando-os pequenos o suficiente para engolir.

5. Dentes do siso

Infelizmente, não nos dão mais "siso" - mas o crescimento dos quatro dentes do siso é um sinal de que estamos a envelhecer! São os últimos dentes a nascer e são também conhecidos como "terceiros molares", porque ficam mesmo na parte de trás da boca.

Por vezes, os dentes do siso têm de ser extraídos por um dentista, para dar espaço suficiente ao resto dos dentes para trabalharem sem dor ou inchaço. Mas não se preocupe se isto acontecer - os dentes do siso são essencialmente inúteis e são apenas um exemplo de como os nossos corpos evoluíram ao longo do tempo.

Embora algumas pessoas possam ter dentes extraídos por razões dentárias ou médicas, a maioria dos adultos tem 32 dentes permanentes. Isto inclui os dentes do siso, que nascem mais tarde na vida e podem causar alguma dor quando começam a nascer. Fale com o seu dentista se estes dentes lhe estiverem a causar desconforto para que possam decidir qual a melhor solução para extrair os dentes do siso.

Hiperligações de origem:

https://www.laurichdentistry.com/how-many-teeth-does-a-human-have/

https://www.healthline.com/health/how-many-teeth-do-adults-have

https://www.webmd.com/oral-health/picture-of-the-teeth#1

https://www.mainstreetsmiles.com/news-and-articles/how-many-teeth-do-children-have/