TÁRTARO E PLACA BACTERIANA

Como Impedir a Queda de Dentes Soltos

Como Impedir a Queda de Dentes Soltos  article banner
PARTILHAR:

Os dentes adultos ou permanentes foram concebidos para durar uma vida inteira. É por isso que perder um dente pode ser alarmante. Felizmente, a aplicação de algumas técnicas de prevenção precoce pode ajudar a evitar que os seus dentes caiam para que possa exibir um sorriso mais saudável e resistente.    

Causas de Dentes Soltos 

Ninguém quer ter um sorriso menos que perfeito. Compreender as razões comuns que levam à perda de dentes pode equipá-lo com o que precisa de saber para melhor prevenir a perda dentária 

  • Doença das gengivas: A causa mais comum da perda dentária: a doença das gengivas pode afetar significativamente a sua saúde oral em geral. Tomar medidas adequadas para garantir a saúde das gengivas e impedir que as doenças gengivais criem raízes é fundamental  

  • Lesões: Um dente lascado ou danificado corre o risco de cair quando não é tratado de imediato. As fissuras no esmalte expõem as camadas subjacentes do seu dente à cárie, o que pode levar à infeção e à perda do dente.   

  • Cáries dentárias: A placa interage com os açúcares dos alimentos ingeridos para criar ácidos que se alimentam do seu esmalte, causando buracos ou cavidades. Se não for reparada, a cárie dentária pode levar à perda de dentes.  

Perda Dentária e Doença das Gengivas  

A Doença das gengivas, também conhecida como doença periodontal, pode ter um impacto crítico na sua saúde oral. Quando a placa não é totalmente removida, pode deteriorar o estado dos seus dentes e gengivas. Conforme a placa se vai acumulando, transforma-se em tártaro, uma substância endurecida nos dentes que só pode ser removida por um dentista. O tártaro conduz a lacunas ou "bolsas" ao longo da sua linha das gengivas. Isto pode fazer com que as suas gengivas recuam e exponham os seus dentes e das gengivas a potenciais problemas de saúde gengival.   

Placa  Tártaro  Doença das gengivas  Perda dentária  

 Os sintomas comuns incluem dentes soltos ou instáveis, sangramento ouretrações gengivais e perda dentária. As técnicas de prevenção precoce que envolvem uma rotina de cuidados orais minuciosos podem ajudar a manter a sua saúde gengival para que possa reter mais do seu sorriso natural.  

Mude para uma Escova de Dentes Elétrica para Limitar a Perda Dentária  

Estudo 1 indicam que mudar para uma escova de dentes elétrica pode ajudar a manter a saúde das suas gengivas ao desacelerar o nível de desenvolvimento da doença das gengivas*.    

As escovas de dentes elétricas pode ajudar a manter as bactérias nocivas afastadas e os dentes fortes por dentro, promovendo uma linha das gengivas mais saudável.   

 Uma rotina adequada que consista em escovar os dentes duas vezes e usar o fio dentário, pelo menos, uma vez por dia pode ajudar a prevenir doenças gengivais e, por sua vez, a prevenir a perda dentária. Não se esqueça de realizar as consultas dentárias regulares marcadas para que a sua saúde oral se mantenha intacta.  

Fontes:  

http://www.oralhealthplatform.edu/our-work/the-state-of-oral-health-in-europe/  

https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/periodontitis/symptoms-causes/syc-20354473  

 1 Pitchika V, Pink C, Völzke H, Welk A, Kocher T, Holtfreter B. Long-term impact of powered toothbrush on oral health: 11-year cohort study.      

J Clin Periodontol. 2019. doi: 10.1111/jcpe.13126  

*Comparado com uma escova de dentes manual