OUTRAS

Tratamento mordida cruzada, underbite e sobremordida

Alinhamento perfeito e tratamento para mordida cruzada, underbite e sobremordida article banner
PARTILHAR:

Sobremordida, prognatismo e mordida invertida - tudo o que precisa de saber

Tal como os dentes e as gengivas, o seu maxilar também desempenha um papel importante na sua saúde oral. Quando as suas mandíbulas estão a funcionar corretamente, provavelmente não pensa de todo nisto, mas qualquer desalinhamento da sua mordida poderá ter um impacto na forma como mastiga - bem como na sua saúde geral.

Se os seus dentes estiverem posicionados em perfeito alinhamento, a linha superior irá sobrepor-se ligeiramente a toda a linha inferior. Contudo, se a sua fila de dentes da frente for pronunciada ou a fila de baixo estiver mais deslocada para a frente, poderá estar na presença de uma chamada sobremordida, prognatismo ou mordida invertida.

Para proteger o seu esmalte e a sua saúde oral em geral, precisa de reconhecer os sinais de que a sua mordida está desalinhada - e estar consciente das soluções que um profissional dentário pode oferecer para corrigir um caso de sobremordida ou de prognatismo.

O que é sobremordida - e o que provoca isto?

Se o seu dentista mencionar que os seus dentes anteriores superiores estão mais avançados do que os dentes inferiores, diz-se que se está na presença de uma sobremordida. Na maioria dos casos, trata-se de um ligeiro desalinhamento, mas poderá também sofrer de uma sobremordida acentuada.

As razões da sobremordida dentária podem ser hereditárias ou podem estar ligadas a hábitos orais que se desenvolvem cedo na vida.

1. Genética

Visto que a sobremordida é mais vulgarmente causada devido ao tamanho e forma do maxilar ou dos dentes, a razão mais comum para isto seria a sua genética oral.

2. Ranger dos dentes

O ranger os dentes é mais comum nas crianças pelo que, juntamente com chuchar no polegar para além da idade esperada, estes hábitos podem levar ao desalinhamento do maxilar e a problemas de sobremordida à medida que o maxilar se desenvolve.

3. Respiração pela boca

Respiração através da boca é um sinal de obstrução das vias respiratórias nasais.

4. Hábitos de infância

As causas da sobremordida com origem na infância incluem: chuchar no polegar, empurrar os dentes com a língua, usar a chucha para além dos três anos de idade e beber pelo biberão para além da idade da infância.

Como corrigir a sobremordida?

Os dentistas que estejam a considerar corrigir a sua sobremordida irão geralmente encaminhá-lo para um ortodontista especializado para que se submeta a uma das seguintes soluções:

1. Aparelho ortodôntico

O momento ideal para usar um aparelho ortodôntico em caso de sobremordida situa-se entre os 10 e os 14 anos de idade. No entanto, uma mordida desalinhada pode também ser endireitada na idade adulta, embora o seu tratamento possa ser mais prolongado.

Se optar por este método corretivo, é importante manter uma boa higiene oral durante todo o período de tratamento. Assim, vale a pena conhecer a melhor escova de dentes elétrica para limpeza em volta do aparelho ortodôntico.

2. Cirurgia

Se a sua maloclusão estiver relacionada com o seu maxilar ou com problemas esqueléticos, o seu ortodontista poderá recomendar cirurgia para sobremordida para correção do desalinhamento. Em casos graves de sobrelotação de dentes na boca, um procedimento como a remoção de dentes poderá ser recomendado como tratamento de sobremordida, em conjunto com uma cirurgia.

3. Expansor Palatino Rápido (EPR)

Se a sua sobremordida for de origem esquelética, são frequentemente recomendados aparelhos ortodônticos que se encaixam atrás dos seus dentes. Exercem uma pressão suave e constante para a deslocação do osso e dos dentes mais para fora.

4. Arnês ortodôntico

Para pacientes pré-adolescentes, o arnês ortodôntico é utilizado para melhorar a mobilidade da mandíbula, sendo fixado com elásticos de borracha ao aparelho dentário. É usado ao longo do dia para mudar a posição do maxilar e pode evitar a necessidade de se submeter a uma cirurgia.

O que é o prognatismo e o que provoca isto?

Se o seu maxilar inferior se estender para além dos seus dentes superiores, então o seu dentista provavelmente lhe explicará o que é o prognatismo. Esta maloclusão pode ser algo ligeiro - mas se este desalinhamento da mandíbula inferior for grave, pode causar dificuldades na mastigação ou na fala, para além de ser uma fonte de dor na boca e no rosto.

1. Genética

O prognatismo é frequentemente um problema hereditário, uma vez que é mais provável que se tal desenvolva se outro membro da família também apresentar esta maloclusão.

2. Respiração pela boca

Respiração através da boca é um sinal de obstrução das vias respiratórias nasais. Isto pode resultar em mudanças no padrão de crescimento craniofacial e, subsequentemente, numa maloclusão como o prognatismo.

3. Hábitos de infância

As causas do prognatismo com origem na infância incluem: chuchar no polegar, empurrar os dentes com a língua, usar a chucha para além dos três anos de idade e beber pelo biberão para além da idade da infância.

4. Outras causas

Outras causas ligadas ao prognatismo incluem a deglutição atípica, o tamanho da língua e o desequilíbrio hormonal.

Complicações devido ao prognatismo:

1. Dor

A posição pouco natural da mandíbula devido ao prognatismo coloca uma tensão invulgar na sua boca e nas articulações circundantes, o que pode causar dor.

2. Dentes desalinhados

Uma vez que a sua mordida não estará a exercer uma pressão uniforme, um prognatismo pode colocar pressão na sua mordida enquanto mastiga.

3. Dificuldades de mastigação

Outro motivo para a correção do prognatismo frequentemente recomendada pelos dentistas consiste no facto de que pode ter dificuldades em mastigar e engolir alimentos.

4. Alteração da forma do rosto

A posição da mandíbula, resultante de um prognatismo, pode afetar dramaticamente a aparência do seu rosto, fazendo com que isto possa ser uma preocupação cosmética. Os efeitos combinados de uma forma facial alterada, desconforto crónico e complicações (tais como dificuldades de fala ou de respiração) podem levar a que as pessoas procurem tratamentos para correção do prognatismo.

Como corrigir um caso de prognatismo?

A correção do prognatismo é quase sempre recomendada por dentistas ou ortodontistas especializados, uma vez que o prognatismo não se corrige sozinho.

1. Aparelhos ortodônticos

Para crianças e adolescentes com prognatismo, os aparelhos ortodônticos e os aparelhos dentários são uma solução ideal para correção do desalinhamento à medida que os maxilares se desenvolvem. Para além da infância, outros métodos (como a extração dentária) são mais suscetíveis de serem recomendados para a correção do prognatismo.

2. Cirurgia

Outro tratamento ortodôntico que é mais suscetível de ser recomendado a adultos em casos graves é a cirurgia da prognatismo, para deslocação do maxilar superior para a frente ou do maxilar inferior para trás. A remoção dos dentes poderá também fazer parte desta cirurgia, pois pode libertar a pressão causada pela sobrelotação e tornar o seu maxilar mais confortável.

3. Expansor Palatino Rápido (EPR)

Se a origem do seu prognatismo for esquelética, são frequentemente recomendados aparelhos ortodônticos que se encaixam atrás dos seus dentes. Exercem uma pressão suave e constante para a deslocação do osso e dos dentes mais para fora.

4. Arnês ortodôntico

Para pacientes pré-adolescentes, o arnês ortodôntico é utilizado para melhorar a mobilidade da mandíbula, sendo fixado com elásticos de borracha ao aparelho dentário. É usado ao longo do dia para mudar a posição do maxilar e pode evitar a necessidade de se submeter a uma cirurgia.

O que é a mordida invertida e o que provoca isto?

A mordida invertida envolve o repouso da fila dos dentes de cima em cada lado da boca sobre a fila dos dentes de baixo.

1. Genética

Se a origem da sua mordida invertida for esquelética ou dentária, é provável que isto seja genético. No entanto, existem outras causas circunstanciais e baseadas no comportamento para a presença da mordida invertida.

2. Respiração pela boca

O efeito da respiração pela boca no posicionamento e desenvolvimento dos seus dentes pode levar ao desenvolvimento de um problema de mordida invertida dos dentes.

3. Atraso no aparecimento dos dentes definitivos

Quando os seus dentes de leite demorarem muito tempo a cair ou os seus dentes de adulto demorarem muito tempo a nascer, isto pode resultar na deslocação do seu maxilar para uma posição de mordida invertida anterior como meio de compensação.

4. Hábitos de infância

Por fim, hábitos infantis (como chuchar o polegar durante um período prolongado) poderão contribuir para uma configuração de dentes com mordida invertida.

Como corrigir a mordida invertida?

1. Alinhadores transparentes (por ex.: Invisalign)

Ao contrário dos aparelhos tradicionais, os alinhadores Clear são transparentes e moldados aos contornos dos seus dentes. Pode ser uma solução ideal para a mordida cruzada nalguns casos.

2. Aparelhos ortodônticos

O tipo de aparelho ortodôntico mais notável para uma solução de mordida invertida são os aparelhos dentários tradicionais.

3. Expansor Palatino Rápido (EPR)

Se a origem da sua mordida invertida for esquelética, são frequentemente recomendados aparelhos ortodônticos que se encaixam atrás dos seus dentes. Exercem uma pressão suave e constante para a deslocação do osso e dos dentes mais para fora.

4. Cirurgia da mandíbula

Para adultos com sintomas mais graves, recomenda-se a cirurgia de mordida invertida para repor corretamente o alinhamento do maxilar.

Origens:

https://www.aaoinfo.org/blog/what-is-a-deep-bite/

https://bhamorthodontics.com/overbites-underbites-crossbites-understanding-difference/

https://www.healthline.com/health/crossbite

https://uihc.org/health-topics/surgical-treatment-correct-bad-bite-frequently-asked-questions