CONDIÇÕES

Perda óssea na mandíbula: Dicas de prevenção

PARTILHAR:

O que é?

Quando o osso que rodeia e suporta os seus dentes encolhe, faz com que os dentes se soltem ou se desviem, criando espaços entre os dentes e bolsas por baixo das gengivas. O maxilar encolherá e enfraquecerá quando um dente for perdido ou removido e não for substituído.  

Como ocorre a perda óssea?

Na maioria das vezes a perda do osso de suporte dos dentes no maxilar ocorre após a perda de dentes devido a doença periodontal, também conhecida como doença da gengiva. Quando a placa bacteriana se acumula nos seus dentes e gengivas e não é rotineiramente removida por si ou pelo seu profissional, pode levar a doenças gengivais.  

A doença da gengiva é mais comum em pessoas mais velhas, mas pode afetar qualquer pessoa de qualquer idade. Outras causas de perda óssea são traumas resultantes de acidente, do tabagismo e, em casos raros, de má nutrição.  

Quais são os sinais que indicam perda óssea?

Se notou que os seus dentes se movem, afrouxam, grandes espaços entre os dentes, ou que as suas gengivas encolhem, então pode estar a sofrer de perda óssea à volta dos dentes ou no maxilar.  

Como se interrompe a perda óssea na mandíbula?

Consulte imediatamente um profissional dentário se perceber que está a sentir algum dos sintomas de perda óssea precoce ao redor dos seus dentes ou maxilar. Com uma terapia periodontal adequada (descamação e planificação radicular) e excelentes hábitos de higiene oral, é possível deter a doença da gengiva e até mesmo recuperar parte do osso.  

Para retrair as gengivas existem várias opções de tratamento, por isso pergunte ao seu dentista qual é a mais adequada para si. Dependendo da gravidade da perda óssea, os implantes dentários para preencher lacunas entre dentes podem ser uma opção.  

Prevenção

A melhor maneira de prevenir a perda óssea é manter bons hábitos de escovagem e de fio dental. Uma boa escova de dentes elétrica com uma pequena cabeça redonda pode ajudar a remover mais placa bacteriana do que uma escova de dentes manual, o que pode ser uma medida preventiva útil contra a perda óssea e questões relacionadas