OUTRAS

Pedra Salivar (Sialolitíase) - Sintomas, Causas e Tratamento

Tratamento médico das pedras salivares article banner
PARTILHAR:

O que é uma pedra salivar?

A maioria de nós já ouviu falar de pedras nos rins ou na vesícula biliar... mas pedras salivares? Sim, este problema médico existe mesmo.

Como acontece com outros tipos de pedras, as pedras salivares formam-se quando o fosfato de cálcio, magnésio ou minerais carbonatados se acumulam e se formam em depósitos semelhantes a pedras.

As suas glândulas salivares produzem saliva que é distribuída na boca através de um sistema de condutas. A saliva é uma mistura de água, muco, substâncias antibacterianas e amílase, uma enzima digestiva que ajuda a decompor os nossos alimentos em componentes mais facilmente digeríveis. A saliva é um agente protetor que nós temos, pois tampona a boca e neutraliza os ácidos nocivos.

Mas se as suas glândulas salivares estiverem bloqueadas, a saliva não fluirá na boca como deveria, o que pode causar alguns sintomas desagradáveis.

Sintomas de pedras nas glândulas salivares

Quando se formam pedras salivares, estas normalmente não causam sintomas até ser demasiado tarde (quando a conduta salivar estiver bloqueada). Nesta altura, poderá sentir alguma sensibilidade no maxilar inferior, interior das bochechas ou garganta, que se vai tornando progressivamente mais intensa, particularmente após as refeições.

Alguns dos sintomas mais comuns das pedras salivares incluem:

  • Dor e inchaço

poderá sentir uma dor entorpecente na glândula salivar submandibular ou um caroço dorido debaixo da língua capaz de provocar um inchaço no maxilar, bochecha ou pescoço.

  • Boca seca

poderá notar que a sua boca se sente cada vez mais seca, isto porque as suas condutas salivares poderão estar bloqueadas por pedras salivares.

  • Dificuldade em engolir

se a pedra salivar estiver a bloquear completamente a sua conduta, o inchaço da glândula salivar pode tornar difícil e doloroso engolir ou abrir a boca.

  • Febre e gosto desagradável na boca

quando as suas glândulas salivares estão bloqueadas, pode desenvolver uma infeção bacteriana que provoca febre e um gosto desagradável na boca.

Onde ficam situadas as glândulas salivares?

As glândulas salivares estão localizadas em múltiplas áreas da cavidade oral e contêm condutas através das quais a saliva é distribuída pela boca. Existem três pares principais de glândulas salivares na nossa boca.

As maiores podem ser encontradas na parte de trás da boca (em cada lado das bochechas) e são conhecidas como glândulas parótidas.

As glândulas salivares submandibulares encontram-se em ambos os lados do maxilar inferior e as glândulas sublinguais são mais pequenas, encontrando-se debaixo da língua.

Na maioria dos casos, as pedras salivares formam-se nas glândulas salivares submandibulares. Em casos raros poderão formar-se nas glândulas parótidas e sublinguais, embora isto seja menos comum.

Causas das pedras salivares e fatores de risco

As causas exatas do porquê de algumas pessoas desenvolverem pedras salivares não são conhecidas, mas sabemos que certos fatores aumentam o risco do seu desenvolvimento.

A probabilidade de desenvolver pedras salivares é maior se fumar, sofrer de doenças gengivais, tiver algum traumatismo oral ou tiver antecedentes de má nutrição e desidratação. Os homens são também mais propensos a desenvolver pedras salivares do que as mulheres, sendo que estas pedras são mais comuns em pessoas de idade mais avançada.

Remédios caseiros para tratamento das pedras salivares

Se desenvolver pedras nas glândulas salivares, existem métodos caseiros para gerir, tratar e até mesmo deslocar as pedras salivares utilizando ingredientes do dia-a-dia e medicamentos de venda livre. Se estiver a pensar em expelir uma pedra de glândula salivar, tente os seguintes tratamentos para pedras salivares em casa:

  • Citrinos ou doces azedos

frutos ácidos como limões, limas e laranjas estimulam a produção de saliva, o que pode ajudar a desalojar o caroço da glândula salivar bloqueada.

  • Massajar suavemente a área à volta da pedra

se estiver a pensar em como remover uma pedra salivar sem ajuda exterior, siga técnicas de massagem suave da glândula salivar para ajudar a aliviar a dor e encorajar a pedra a passar através da conduta bloqueada.

  • Beber mais água

a ingestão regular de líquidos ajuda a manter a boca hidratada e bem lubrificada.

  • Colocar algo frio na boca

colocar cubos de gelo/gelados de fruta na boca pode ajudar a reduzir o inchaço e a dor.

  • Medicamentos de venda livre

medicamentos anti-inflamatórios não-esteróides, como o ibuprofeno ou a aspirina, podem ajudar a aliviar a dor e a diminuir o inchaço.

Deve ter em atenção que, caso a dor nas suas glândulas salivares inchadas não melhorar com estes métodos, deve consultar um médico.

Pode garantir que a sua higiene oral não é afetada, em caso de pedras salivares, ao escovar os dentes com uma escova de dentes elétrica adequada, usar uma pasta de dentes antibacteriana (contendo por ex. flúor estanoso) e ao utilizar um elixir bucal antibacteriano suave para refrescar o hálito e remover a placa bacteriana.

Tratamentos médicos para pedras salivares

Se não conseguir deslocar a pedra salivar sem ajuda exterior, por favor marque uma consulta com o seu médico. Os médicos utilizam métodos não cirúrgicos e cirúrgicos para remover a pedra da glândula salivar bloqueada, dependendo do local e da profundidade a que a pedra se encontra.

  • Método não cirúrgico

o seu médico pode utilizar diferentes técnicas de massagem para expelir suavemente a pedra da conduta submandibular.

  • Método cirúrgico

pode ser feita uma pequena incisão utilizando um procedimento conhecido por Sialendoscopia. Trata-se de uma operação de remoção de pedras salivares menos invasiva utilizando instrumentos microcirúrgicos. Esta operação é realizada utilizando anestesia local num procedimento efetuado no próprio dia.

Perguntas frequentes

Quais são as principais causas das pedras salivares?

As causas exatas das pedras salivares ainda não são conhecidas, mas existem alguns fatores que colocam as pessoas em maior risco de as desenvolver. Os fatores incluem fumar, sofrer de doenças gengivais, traumatismo oral anterior e antecedentes de desidratação ou desnutrição.

Como fazer para expulsar uma pedra salivar?

As pedras salivares podem ser removidas em casa utilizando técnicas de massagem ou então estimulando a produção de saliva ao sugar frutos ácidos. Se estas soluções caseiras não surtirem efeitos, consulte um médico - este poderá tentar técnicas de massagem adicionais ou então realizar uma pequena operação cirúrgica utilizando anestesia local.

As pedras salivares são comuns?

As pedras salivares formam-se mais frequentemente em adultos com idades compreendidas entre os 30 e os 60 anos e afetam geralmente as glândulas salivares submandibulares. Mais raramente, as glândulas parotídeas e sublinguais poderão ser afetadas.

As pedras salivares provocam odores?

Quando as pedras salivares se formam, estas bloqueiam a conduta salivar. A saliva contém enzimas, como a amílase, que ajudam a decompor os alimentos, contendo também agentes antibacterianos que ajudam a manter a sua boca saudável. A siololitíase (um problema médico associado à formação de pedras salivares) pode diminuir a quantidade de saliva na boca, podendo resultar numa acumulação de bactérias - e consequente mau hálito.

Origens:

https://www.webmd.com/oral-health/guide/salivary-gland-stones-symptoms-causes-treatments

https://www.medicalnewstoday.com/articles/324421

https://www.healthline.com/health/salivary-duct-stones