OUTRAS

Leucoplasia - Causas, sintomas e tratamento

PARTILHAR:

A leucoplasia é uma doença que causa manchas cinzentas ou brancas no interior da boca. Normalmente aparecem nas gengivas, no céu da boca ou na língua. É a reação da boca à irritação contínua das membranas mucosas no interior da boca. Fumar ou mascar tabaco é o fator de risco mais comum da leucoplasia, embora haja outros agentes irritantes que também possam desencadear esta doença.

Os casos ligeiros de leucoplasia não são perigosos e podem desaparecer por si só ou com uma simples alteração do estilo de vida. Contudo, os casos mais graves de leucoplasia são conhecidos como lesões pré-cancerígenas, em que o tecido da boca tem maior probabilidade de desenvolver cancro.

Uma boa higiene oral, incluindo escovar regularmente os dentes e usar fio dentárioe elixir bucal , pode ajudar a reduzir o aparecimento de leucoplasia.

Sintomas de leucoplasia

O indicador mais comum da leucoplasia oral é a presença de uma ou mais manchas cinzentas ou brancas na boca. Estas manchas têm um ligeiro relevo e mudam gradualmente de aspeto.

As lesões da leucoplasia oral podem ser diferentes de pessoa para pessoa. Não é raro ficar com a língua cinzenta ou ter pontos brancos nos lábios devido a esta doença - contudo, algumas pessoas podem apresentar manchas brancas nas gengivas, na língua, no céu da boca ou no interior das bochechas.

Leucoplasia pilosa

A leucoplasia pilosa é uma lesão em relevo que aparece na lateral da língua e que tem aspeto espesso e/ou piloso. Acontece mais frequentemente em pessoas com o sistema imunitário debilitado.O VIH causa frequentemente esta doença, por isso é importante falar com o seu médico sobre estes sintomas o mais cedo possível.

  • Cor branca ou cinzenta

    A candidíase oral também causa o aparecimento de manchas brancas ou cinzentas na boca. Porém, normalmente a pessoa consegue raspar as manchas, o que não acontece com as manchas causadas pela leucoplasia.

  • Superfície espessa, dura e em relevo

    Alguns casos de leucoplasia começam com uma aparência plana, mas ficam gradualmente mais espessos e mais duros à medida que o tempo vai passando.

  • Manchas vermelhas

    Fale com o seu médico assim que puder se vir manchas vermelhas na boca, pois estas lesões são mais suscetíveis de indicar alterações pré-cancerígenas.

Quais são as causas da leucoplasia?

Embora a causa da leucoplasia não seja clara, existem vários fatores de risco associados.

  • Fumar ou mascar tabaco

    As pessoas que fumam ou mascam tabaco regularmente têm seis vezes mais probabilidade de desenvolver leucoplasia oral.

  • Consumo de álcool

    O consumo excessivo de álcool é o segundo fator de risco mais comum associado à leucoplasia, sendo que as pessoas que consomem álcool com muita frequência têm oito vezes mais probabilidade de desenvolver esta doença em comparação com pessoas que não consomem álcool.

  • Cancro da boca

    Se não forem tratados, alguns casos de leucoplasia podem resultar em cancro da boca. Cerca de 5% das pessoas que sofrem de leucoplasia têm sinais de alterações cancerígenas ou pré-cancerígenas. A leucoplasia sifilítica é outra variação rara da doença que está associada ao cancro da boca e que é causada pela sífilis, uma doença sexualmente transmissível.

  • Má higiene oral

    Não escovar os dentes e não usar pasta de dentes aumenta o risco de desenvolver leucoplasia oral, e quando combinado com o tabagismo, este risco é ainda maior.

  • Irritação da boca

    Dentadura mal ajustada, dentes desalinhados ou mordedura frequente do interior da bochecha podem irritar a mucosa oral e aumentar o risco de leucoplasia.

Tratamento da leucoplasia

Para a maioria das pessoas, o tratamento eficaz da leucoplasia consiste na remoção da fonte de irritação da mucosa. As opções de tratamento para a leucoplasia incluem:

Deixar de fumar

Nos jovens saudáveis, a leucoplasia pode desaparecer gradualmente em apenas seis semanas depois de deixar de fumar, mas esse tempo pode aumentar para 8-12 meses no caso de pessoas mais velhas.

  • Remoção das manchas de leucoplasia

    A leucoplasia com manchas vermelhas ou outras formas pré-cancerígenas/cancerígenas da doença têm de ser removidas. A remoção pode ser feita por criocirurgia (congelação das manchas), remoção com bisturi ou terapia a laser.

  • Eliminar a fonte de irritação da boca

    Usar uma dentadura nova que esteja corretamente ajustada ou consultar o dentista para tratar ajustar os dentes pode reduzir ou eliminar a irritação dentro da boca que causa a leucoplasia.

  • Medicamentos antivirais

    A leucoplasia pilosa causada pelo VIH pode ser tratada com medicamentos antivirais receitados pelo médico.

  • Pomada tópica

    O seu dentista ou médico pode receitar-lhe uma solução de resina de podophyllum ou ácido retinoico para aplicar em casa, mas se o tratamento não for continuado, os sintomas podem voltar.

Embora a maioria dos casos de leucoplasia não seja grave e possa mesmo desaparecer por si só, encontrar manchas de leucoplasia na língua ou noutras áreas da boca pode causar preocupação. Fale com o seu dentista para saber mais sobre as possíveis opções de tratamento da leucoplasia se os sintomas persistirem.

Prevenção da leucoplasia

  • Alimentação saudável - alimentos ricos em antioxidantes

    Se quiser evitar a ocorrência de leucoplasia, tente comer mais frutas e vegetais frescos ricos em antioxidantes. Isto porque os antioxidantes reduzem a ocorrência de danos aos tecidos que causam leucoplasias e outras afeções. Alguns alimentos ricos em antioxidantes são os mirtilos, os brócolos, as cenouras e até mesmo as batatas!

  • Deixar de fumar

    Deixar de fumar é a melhor coisa que pode fazer pela sua saúde oral e geral, bem como reduzir o risco de leucoplasia.

  • Limitar o consumo de álcool

    Consumir álcool em excesso significa, normalmente, consumir mais de quatro bebidas alcoólicas por dia, e isto pode aumentar o risco de leucoplasia.

  • Ter uma boa higiene oral

    Escovar regularmente os dentes com pasta de dentes é uma das formas de prevenir a leucoplasia, bem como o mau hálito, as cáries e uma série de problemas da boca.

Perguntas frequentes

  • Como se trata a leucoplasia em casa?

    Para tratar a leucoplasia em casa, pode evitar o consumo de tabaco e álcool, que são dois dos principais fatores de risco para esta doença.

  • A leucoplasia é grave?

    Embora a maioria dos casos de leucoplasia não seja grave e acabe por desaparecer por si só, os casos graves podem resultar em cancro ou estar associados a graves complicações de saúde.

  • O que é a leucoplasia pilosa?

    A leucoplasia pilosa consiste numa lesão em relevo que se encontra na lateral da língua e tem uma aparência espessa e/ou pilosa, ocorrendo em pessoas com o sistema imunitário debilitado, como pessoas que sofrem de VIH.

Hiperligações de origem:

https://dermnetnz.org/topics/oral-leukoplakia/

https://www.healthline.com/health/leukoplakia

https://www.webmd.com/oral-health/guide/dental-health-leukoplakia