OUTRAS

Dor de dentes - Tratamentos, causas e sintomas

PARTILHAR:

Se sente uma ligeira pontada nos dentes ou dores de dentes agudas quando come ou bebe, pode estar a sofrer de dores de dentes.

A dor de dentes depois de comer também pode ser o resultado de partículas de comida que ficam presas entre os dentes, por isso é importante lavar bem a boca e usar fio dentário para ajudar na dor de dentes.

Esta sensação desconfortável pode ser intermitente, mas isso não significa que se deva esquecê-la. A sensação de sensibilidade e dor de dentes é geralmente sintoma de um problema dentário subjacente, pelo que deve sempre falar com o seu dentista.

Sintomas de dor de dentes

Se tiver sintomas de dor de dentes grave, deve sempre consultar um dentista.

Dor nos dentes

O sintoma mais comum é uma dor de dentes grave quando se morde um alimento ou quando se toca no dente. É uma sensação semelhante à dor de um dente partido.

Inchaço da gengiva

Outro sinal e sintoma comum da dor de dentes é a gengiva vermelha ou inflamada ou uma sensação de inchaço no maxilar.

Dor de dentes com febre

Pode ter uma temperatura de 38 ºC ou mais e uma sensação de febre juntamente com a dor de dentes, por isso tenha em atenção se estes dois sintomas aparecerem simultaneamente, pois pode ser indicativo de uma infeção viral ou bacteriana.

O que causa as dores de dentes?

Existe uma série de causas subjacentes à dor de dentes que podem levar ao desconforto nos dentes. Se não conseguir determinar a razão da dor, o dentista pode ajudá-lo a identificar a causa.

Cáries

A principal razão para a dor de dentes são as cáries. Se a camada protetora de esmalte ficar danificada, isto deixa os dentes muito mais sensíveis e poderá sentir dor.

Abcesso no dente

A dor causada por abcesso dentário é uma dor de dentes palpitante que também se pode espalhar para o maxilar ou pescoço. Pode também ser acompanhada de sintomas como febre, gânglios linfáticos inchados e gengivas inchadas.

No centro dos dentes, há uma mistura de nervos e vasos sanguíneos que formam uma polpa. Se esta parte estiver infetada ou danificada, causará rapidamente dor de dentes e deve ser tratada imediatamente por um dentista.

Bruxismo (ranger dos dentes)

Se acordar com o maxilar dorido e dor de cabeça, é possível que se questione se a dor de dentes pode causar dores de cabeça. Se sofrer de bruxismo e ranger os dentes, poderá ter estes sintomas.

Infeção das gengivas

A principal causa de dores nas gengivas é a gengivite e, se não for tratada, pode evoluir para periodontite, pelo que deve sempre informar o seu dentista sobre estes sintomas o mais cedo possível.

Sensibilidade dentária

Se sentir uma dor particularmente aguda quando come ou bebe alimentos e líquidos quentes ou frios, poderá sofrer de sensibilidade dentária. Se for esse o caso, poderá ter de utilizar uma pasta de dentes especial para a sensibilidade dentária. A sensibilidade dentária também pode ser resultado da erosão, ou seja, quando o esmalte fica desgastado devido ao consumo excessivo de ácidos alimentares, como refrigerantes e certos alimentos ácidos. As pastas de dentes especiais para prevenir a erosão ajudam a proteger os dentes contra o desgaste do esmalte, mas o esmalte que já se desgastou é irreversível. Consulte o seu dentista se tiver sintomas de erosão dentária.

É mais provável que tenha dor de dentes após uma obturação, uma vez que os dentes ficam mais sensíveis nos dias a seguir ao procedimento. Se a dor durar vários dias, pode ser um problema com a obturação ou com o próprio dente, por isso consulte o seu dentista.

Danos nos dentes

Por último, um dente lascado ou partido pode muitas vezes ser a causa subjacente da dor de dentes. Se sofreu recentemente algum tipo de trauma no dente, esta pode ser a razão para a dor de dentes.

Como acabar com a dor de dentes

Se a dor de dentes não estiver relacionada com uma cirurgia recente ou outro motivo, como, por exemplo, ranger os dentes, existem vários remédios caseiros para aliviar a dor de dentes que ajudarão a manter os dentes e as gengivas saudáveis e sem dores.

Se procura um alívio rápido para a dor de dentes, o ibuprofeno e a aspirina podem ajudar. Deve também evitar alimentos muito duros ou difíceis de mastigar até ter investigado as causas da dor de dentes.

Remédios caseiros para a dor de dentes

Enxaguamento com água salgada

Como as cáries podem causar dor de dentes, um remédio preventivo para a mesma consiste em executar um enxaguamento com água salgada, uma vez que isto desinfeta naturalmente a boca e liberta os restos de comida que ficam presos e que podem causar cáries.

Além disso, pode utilizar um elixir bucalna sua rotina de higiene dentária para evitar que os resíduos de comida fiquem presos na boca e reduzir o risco de dores de dentes.

Óleo de cravo

O óleo de cravo contém eugenol, que é um antissético natural. Experimente aplicar uma pequena quantidade de óleo de cravo no dente com um cotonete para aliviar a dor de dentes e acalmar a inflamação.

Alho

O alho é outro remédio natural que pode eliminar as bactérias desagradáveis que levam à placa bacteriana. Por esta razão, a utilização do alho para a prevenção da dor de dentes pode ajudar a aliviar a dor. Experimente esmagar um dente de alho e usar a respetiva pasta na zona que lhe causa dor.

Carvão ativado

O carvão ativado extrai as bactérias e corpos estranhos que estão presos à volta dos dentes. Pode comprar carvão ativado em pó ou misturá-lo com água para formar uma pasta.

Compressa fria

Por último, a sensação quente causada pela dor de dentes pode ser efetivamente aliviada com uma compressa fria na bochecha. Como aplicar a compressa fria: coloque o pano frio contra a bochecha durante alguns minutos de cada vez e repita o procedimento para tentar acalmar os sintomas da dor de dentes.

Uma dica a ter em conta é que deve evitar aplicar a compressa diretamente no dente, pois provavelmente será demasiado desconfortável devido ao aumento da sensibilidade.

Quando deve ir ao dentista?

Se não souber se deve consultar o dentista por causa da dor de dentes, o que deve fazer é marcar uma consulta se a sensação durar dois dias ou mais. Deve também contactar o dentista se os medicamentos tradicionais para o alívio da dor, como o ibuprofeno, não forem eficazes e se estiver a sentir febre ou sinais de infeção.

Além disso, se a dor de dentes ocorrer na parte de trás da boca, é importante determinar se a mesma é causada pelos dentes do siso, pois isso seria motivo para consultar o dentista. Se sentir dores agudas nos dentes do siso ao mastigar ou a escovar os dentes, deve consultar o dentista para ver se isto está associado a cáries ou doença gengival. Para aliviar a dor nos dentes do siso, métodos como uma compressa fria, analgésicos e óleo de cravo podem ser úteis.

Hiperligações de origem:

https://www.webmd.com/oral-health/guide/toothaches

https://www.healthline.com/health/dental-and-oral-health/home-remedies-for-toothache

https://www.nhs.uk/conditions/toothache/