OUTRAS

O que é o bruxismo? Sintomas, causas e tratamentos do ranger dos dentes

PARTILHAR:

Já acordou de manhã com o maxilar dorido e se questionou porquê? Se também costuma ouvir estalidos quando mastiga, o culpado pode muito bem ser o ranger dos dentes. O termo técnico para o ranger ou cerrar os dentes é bruxismo.

O bruxismo do sono é o termo específico para quando se range os dentes durante o sono. Pode ser difícil saber se está a ranger os dentes durante a noite, mas a dor no maxilar ou no pescoço pode indicar que pode estar a cerrar involuntariamente os dentes durante o ciclo de sono.

Em vez de ranger e cerrar os dentes durante a noite, as pessoas que sofrem de bruxismo do sono fazem pequenos movimentos de mastigação e ranger dos dentes durante o sono, e isto pode não acontecer todas as noites.

Além disso, o bruxismo ocorre mais frequentemente em crianças e adolescentes do que em adultos e pode afetar bebés e crianças pequenas assim que os seus dentes começam a aparecer. Além de um desconforto ligeiro, um bebé que range os dentes pode causar danos aos dentes e pode fazer com que fiquem desalinhados.

Sintomas de bruxismo (ranger dos dentes)

Como o bruxismo ocorre frequentemente enquanto se dorme, é provável que não saiba que sofre deste problema. Por este motivo, é importante compreender os sinais do ranger os dentes para estar atento. A lista que se segue dar-lhe-á a conhecer os sintomas de bruxismo mais comuns a ter em conta:

  • Um sintoma importante do ranger dos dentes é o desgaste do esmalte; isto é algo que pode ser detetado pelo dentista. Também pode ter dentes lascados ou desgastados e maior sensibilidade ao mastigar.

  • A rigidez e a dor nas articulações do maxilare nos músculos à sua volta são frequentemente sinais de que cerra o maxilar.

  • Acordar durante a noite ou ter dificuldade em dormir, dores de cabeça e dores no rosto são também sintomas comuns de bruxismo.

Causas do bruxismo

Mas porque é que as pessoas rangem os dentes? As causas mais comuns do bruxismo são stresse, ansiedade ou irritação.

A par destas razões, as causas do ranger os dentes podem também incluir problemas dentários, como dentes em falta ou dentes partidosou mordida desalinhada.

Alguns medicamentos como os antidepressivos podem, por vezes, causar o ranger dos dentes, e pode também ser um efeito secundário de medicamentos utilizados para tratar doenças como a de Huntington ou Parkinson.

Como parar de ranger os dentes?

Consoante as causas do bruxismo, os dentistas podem recomendar diferentes tratamentos para parar de ranger os seus dentes ou de cerrar o maxilar.

A utilização de uma proteção física como uma goteira é uma forma comum de tratar o ranger dos dentes. As goteiras, ou contenções, criam uma barreira entre os dentes e asseguram a distribuição uniforme da pressão exercida sobre o maxilar. As goteiras oclusais podem ser compradas sem receita médica, mas normalmente têm de ser ajustadas por um dentista para obter a melhor qualidade.

No caso de bruxismo induzido pelo stresse, a forma mais eficaz de prevenir o ranger dos dentes é resolver as causas desse stresse. Algumas formas de lidar com as fontes de stresse podem ser exercícios de relaxamento, massagens ou simplesmente ter uma boa noite de sono. Pode também procurar tratamentos psicológicos, como terapia ou outro tipo de ajuda psicológica.

Portanto, se quiser saber como parar naturalmente de ranger os dentes durante o sono, experimente todos estes tratamentos possíveis descritos acima sem medicação. Contudo, se sentir dor ou inchaço no maxilar causado pelo bruxismo, os analgésicos anti-inflamatórios, como o ibuprofeno, podem proporcionar algum alívio da dor.

Ranger dos dentes nas crianças

O ranger dos dentes nas crianças é mais comum do que nos adultos e coincide frequentemente com a altura em que perdem os dentes de leite. Contudo, se o seu filho estiver a ranger os dentes e tiver mais de cinco anos de idade, os especialistas recomendam que leve a criança a um check-up no dentista.

As causas do ranger dos dentes nas crianças podem ser uma resposta à dor (por ex., dor de dentes) ou dentição. Os dentes desalinhados também podem levar a criança a ranger os dentes. Se o seu filho for hiperativo ou estiver numa situação de stresse, também pode ser mais provável que apresente sintomas de bruxismo.

Para prevenir o ranger dos dentes nas crianças, há várias soluções simples que pode experimentar. Reduzir os níveis de stresse com uma rotina calmante na hora de dormir, proporcionar uma alimentação saudável e equilibrada ao seu filho e garantir que bebe muita água, pois a desidratação também pode ser uma causa de ranger dos dentes. Se estas dicas não funcionarem, a solução final deve passar por uma goteira, que é moldada aos dentes da criança.

Hiperligações de origem:

https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/bruxism/symptoms-causes/syc-20356095

https://www.webmd.com/oral-health/guide/teeth-grinding-bruxism

https://www.nhs.uk/conditions/teeth-grinding/