OUTRAS

Alveolite Seca? - Sintomas, Causas e Tratamento

Dor na boca devido a alveolite seca article banner
PARTILHAR:

O que é a alveolite seca?

Se marcar uma consulta para remover um dente, o seu dentista poderá mencionar uma condição chamada alveolite seca. Isto acontece quando um coágulo de sangue é danificado ou não se forma corretamente como uma barreira protetora na boca depois de um dente ser removido.

Embora a alveolite seca seja uma condição dolorosa, não se trata de um problema muito vulgar - estudos sugerem que afeta cerca de 1,8% das pessoas após a remoção de um dente. Normalmente pode ser evitada seguindo as dicas do seu dentista após o tratamento dentário.

Em termos de identificar o aspeto da alveolite seca, é bem possível que consiga ver sinais visíveis de osso perto do seu local de extração dentária e que sinta ondas de dor intensa na mesma área.

Causas da alveolite seca

  • Contaminação bacteriana dos alimentos ou bebidas após a cirurgia

À medida que os restos de alimentos vão ficando presos na cavidade dentária juntamente com as bactérias na boca, quaisquer coágulos sanguíneos poderão degradar-se e interferir com o processo de cura. É por este motivo que os dentistas lhe dirão para não comer ou beber durante um período de tempo após a remoção dos seus dentes.

  • Traumatismo por escovagem ou devido a objetos estranhos

A perturbação física de um coágulo de sangue imediatamente após a cirurgia pode levar ao seu desalojamento, retardando assim o seu processo de recuperação.

  • Efeitos do tabaco e da nicotina

Juntamente com a secagem da boca devido ao fumo, a nicotina também diminui a circulação de sangue na boca, afetando assim a formação de coágulos sanguíneos.

  • Pílulas anticoncecionais

O elevado nível de estrogénio nos contracetivos orais pode afetar o processo de cura da boca, podendo resultar em secura da cavidade bucal para algumas pessoas.

Sintomas da alveolite seca

Os sinais de alveolite seca a ter em conta consistem numa mistura de sensações dolorosas que se podem sentir imediatamente após a cirurgia, para além de sinais secundários a ter em conta:

  • Falta de coágulo de sangue com osso visível na alvéola: Se um coágulo de sangue não se formar após a sua cirurgia.

  • Zona dorida ou dores intensas na gengiva ou no maxilar: Três dias após a remoção de um dente, as dores devem desaparecer e podem ser geridas com analgésicos. Uma sensação de dor palpitante durante um período superior a este é um sintoma revelador de alveolite seca.

  • Cheiro e paladar desagradáveis provenientes da alvéola: Outro sinal comum da alveolite seca é o mau hálito e o sabor desagradável que se prolonga na boca. Se tal permanecer após a utilização de um elixir bucal antibacteriano, deve consultar imediatamente o seu dentista.

  • Dor que irradia por toda a zona facial: Juntamente com uma dor palpitante na zona da sua operação, outro sintoma comum indicativo da alveolite seca é a dor que pode ser sentida no ouvido, olho, têmpora ou pescoço. 

Tratamento da alveolite seca

  • Limpeza do alvéolo:

Um dos primeiros tratamentos para a alveolite seca que os dentistas provavelmente ofereçam é a limpeza da área afetada, para a remoção de quaisquer restos de comida e bactérias. Isto pode ajudar a aliviar a dor que sente no alvéolo.

  • Penso curativo:

O seu dentista pode também aplicar um penso curativo para preencher o alvéolo após a limpeza.

  • Analgésicos, como aspirina ou ibuprofeno:

Para uma dor ligeira, o tratamento da alveolite seca em casa pode começar pelo alívio ligeiro da dor ou pelo uso de uma compressa fria para a área afetada.

  • Medicação prescrita para a dor:

Para dores persistentes e intensas em caso de alveolite seca, o seu dentista poderá prescrever-lhe um analgésico mais forte.

  • Higiene oral:

Deve manter a área limpa ao lavar suavemente com água salgada ou com um elixir bucal antibacteriano.

Como prevenir a alveolite seca

Evitar uma alveolite seca pode nem sempre ser possível, mas seguir algumas dicas simples poderá dar-lhe boas hipóteses para formar um coágulo de sangue para proteger o alvéolo após uma extração e permitir que isto cicatrize.

  • Evitar usar palhinhas para beber:

Se estiver a pensar em como evitar a alveolite seca, uma das respostas mais comuns é manter-se afastado de quaisquer objetos estranhos que possam perturbar um coágulo de sangue. A força de sucção resultante do uso de uma palhinha pode deslocar o coágulo e provocar uma alveolite seca.

  • Higiene oral adequada:

A fim de evitar uma alveolite seca, o seu dentista pode aconselhá-lo sobre a melhor rotina de higiene oral. É frequentemente recomendado lavar a boca com um elixir bucal e escovar suavemente usando uma escova de dentes elétrica e pasta de dentes antibacteriana (contendo flúor estanoso, por exemplo), uma vez formado o coágulo.

  • Evitar fumar:

Fumar coloca-o em muito maior risco de desenvolver uma alveolite seca devido aos químicos encontrados nos produtos à base de tabaco. Para além disso, a própria inalação pode frequentemente perturbar a formação de um coágulo sanguíneo. Os dentistas normalmente aconselham a não consumir produtos de nicotina durante cerca de 3 dias após a extração.

  • Alimentos moles:

Imediatamente após a extração de um dente, deve cingir-se a alimentos bastante macios, como iogurtes e puré de batata. À medida que a sua boca cicatriza, no segundo dia já poderá voltar a comer alimentos mais sólidos normalmente.

Perguntas frequentes sobre a alveolite seca

Será que a alveolite seca cicatriza por si só?

O seu dentista pode sugerir recuperar da alveolite seca em casa, desde que a área seja mantida limpa e desde que evite desestabilizar o coágulo. Normalmente isto cura-se sem problemas dentro de cerca de uma semana. 

Quanto tempo passa até saber que tem alveolite seca?

Após a extração de um dente, a nova lacuna (alvéolo) deve começar a cicatrizar imediatamente, pelo que os sintomas da alveolite seca devem ser visíveis nos primeiros dias após a sua operação.

Quando é que posso deixar de me preocupar com a alveolite seca?

Se o coágulo de sangue se formar durante os dias após a operação, não precisa de se preocupar com o que deve fazer para tratar da alveolite seca. Se ta coágulo não se formar, o processo de cura deve demorar cerca de uma semana.

Como tratar a alveolite seca em casa?

Se achar que poderá estar a sofrer de alveolite seca, consulte imediatamente o seu dentista. Complemente o tratamento do seu dentista com uma boa gestão da higiene oral em casa - e evite usar palhinhas e fumar durante os próximos dias.

Origens:

http://www.scielo.org.za/pdf/sadj/v71n4/06.pdf

https://www.webmd.com/oral-health/guide/dry-socket-symptoms-and-treatment

https://www.healthline.com/health/dental-and-oral-health/dry-socket

https://www.medicalnewstoday.com/articles/326170

https://www.colgate.com/en-us/oral-health/wisdom-teeth/dry-socket-more-painful-than-thhe-tooth-extraction

https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/dry-socket/symptoms-causes/syc-20354376

https://www.medicinenet.com/dry_socket_overview/article.htm