SAÚDE DAS GENGIVAS

O que é a periodontite? Sintomas, causas e tratamentos

PARTILHAR:

O que é aperiodontite?

A periodontite é um tipo avançado de doença gengival; uma doença em que as gengivas ficam infetadas e que destrói o osso que suporta os dentes. Estes são sinais importantes de problemas de saúde oral e podem ser um indicador de problemas com a higiene dos dentes e gengivas.

É importante que conheça os sinais e sintomas da doença periodontal e as melhores formas de a evitar. Se for ignorada, a periodontite pode resultar na propagação da infeção para o resto da boca e torna-se uma periodontite generalizada.

Sintomas de doença gengival

Então, quais são os sinais de infeção da gengiva a ter em conta? Se tem as gengivas inchadas ou doridas ou viu sangue na escova de dentes, é provável que estes sintomas estejam associados à fase inicial da doença gengival, frequentemente denominada de gengivite.

Também poderá ver sangue nas gengivas se usar fio dentário pela primeira desde há algum tempo. Se este sangramento durar algum tempo e for acompanhado de sintomas como dentes soltos, gengivas doridas ou mau hálito, é provável que esteja associado à periodontite.

Se não forem tratados, estes primeiros sinais de gengivite podem evoluir para periodontite avançada, que pode causar danos ao osso alveolar (que suporta os dentes) e a perda de dentes.

O que causa a doença gengival?

A principal causa da doença gengival é a placa bacteriana. Um elevado nível de placa bacteriana à volta dos dentes pode levar à inflamação das gengivas. A gengivite é uma forma precoce de doença gengival e, se não for tratada, pode evoluir para periodontite.

Contudo, a placa não é a única causa, e as alterações hormonais da mulher relacionadas com a gravidez ou a menopausa também são consideradas causas de doença periodontal.

A saliva contém nutrientes e é a barreira natural do corpo para proteger os dentes e as gengivas. A falta de saliva pode causar dores nas gengivas. Alguns medicamentos podem reduzir a produção de saliva. Isto pode tornar a deglutição dos alimentos difícil e dolorosa.

Antes de considerar as causas secundárias da doença gengival, não se esqueça de escovar os dentes e usar fio dentário todos os dias, pois estas são as primeiras linhas de defesa da boca contra as causas das dores nas gengivas.

Diabetes e doença periodontal

Se também sofre de diabetes, corre um risco mais elevado de desenvolver doença gengival.

O nível mais elevado de glicemia que ocorre nos diabéticos significa que há um nível mais elevado de açúcar na saliva que pode danificar os dentes e causar sintomas de periodontite. As soluções com flúor também podem ajudar as pessoas diabéticas a reduzir o risco de cáries.

Doença periodontal e saúde cardíaca

Paralelamente à sua relação com a diabetes, estudos têm demonstrado que a doença gengival está associada a um risco acrescido de desenvolvimento de doenças cardíacas. A doença gengival aumenta o risco de infeção bacteriana na corrente sanguínea, que pode afetar o coração.

Portanto, a redução do risco de desenvolver doença periodontal pode ter efeitos positivos na saúde de todo o seu corpo.

Como prevenir a doença gengival

A prevenção da doença gengival tem tudo a ver com o controlo dos problemas dentários antes que estes se desenvolvam. Vamos mostrar-lhe as medidas preventivas mais eficazes que pode tomar com os produtos Oral-B.

Fio dentário

Para evitar as dores nas gengivas, é necessário garantir que as bactérias que estão nos restos de comida não ficam alojadas nas gengivas e nos dentes. Usar fio dentário uma vez por dia é uma ótima forma de o fazer, e não se esqueça de lavar as mãos antes de pegar no fio dentário e de usar os movimentos corretos.

Escovagem regular dos dentes

Deve escovar corretamente os dentes, pelo menos, duas vezes por dia durante dois a três minutos com uma pasta de dentes que contenha flúor.

Usar elixir bucal

Por último, é bom ganhar o hábito de utilizar um elixir antibacteriano depois de escovar os dentes para limpar a placa bacteriana que pode ter ficado nas zonas de difícil acesso e combater as infeções das gengivas.

Manutenção

Se por acaso tiver deixado a doença gengival progredir, pode querer saber qual será o tratamento da periodontite. Por um lado, as escovas de dentes elétricas, as pastas de dentes e os elixires bucais são formulados para combater a placa bacteriana e o tártaro. A utilização de fio dentário, a escovagem regular dos dentes e a utilização de elixires bucais são tratamentos preventivos para a doença gengival, mas, em casos mais graves, pode ser necessária a limpeza profunda dos dentes por um dentista.

Raspagem e alisamento radicular

Dois tratamentos comuns para a periodontite que pode efetuar no dentista ou higienista são Raspagem e alisamento radicular, ou aquilo a que chamamos de destartarização (limpeza) profunda. A raspagem é um tratamento das gengivas que envolve a remoção da placa bacteriana e do tártaro tanto por cima como por baixo das gengivas. O alisamento radicular é uma forma de limpeza profunda em que se utilizam instrumentos dentários para remover as manchas difíceis nas raízes dos dentes, removendo o tártaro e as bactérias e ajudando as gengivas a sarar.

Cirurgia da gengiva

Se a infeção da gengiva e os sintomas de inflamação não ficarem resolvidos com procedimentos de destartarização e métodos preventivos, o dentista pode recomendar uma cirurgia de retalho. O dentista faz uma incisão na gengiva para expor as raízes dos dentes e remover o tártaro das bolsas que se criam à volta dos dentes. Depois as bolsas são fechadas com pontos, para evitar que as gengivas fiquem soltas e doridas.

Consultar o dentista, pelo menos, duas vezes por ano e utilizar os produtos de higiene oral adequados irá ajudá-lo a manter uma boa saúde oral, reduzir o risco de doença gengival e a necessidade de cirurgia gengival mais tarde.

Como tratar a doença gengival em casa

Tratar as dores nas gengivas nas suas fases iniciais pode ser simplesmente uma questão de seguir alguns tratamentos caseiros.

Enxaguamento da boca com água salgada

Experimente enxaguar a boca com água salgada para aliviar o inchaço das gengivas. Adicione uma colher de chá de sal a uma mistura de água morna, agite-a e faça um gargarejo na boca antes de cuspir.

Isto pode ajudar a controlar as bactérias na boca e a removê-las parcialmente das gengivas.

Compressas quentes ou frias

Experimente pegar num pano embebido em água morna e aplicá-lo em parte do rosto, na zona onde sente a dor nas gengivas.

Em alternativa, pode pegar num pano arrefecido com um saco de gelo e aplicá-lo nas áreas inchadas ou inflamadas. Também pode alternar entre compressas quentes e frias.

Deve consultar o dentista se os e sintomas persistirem.

Hiperligações de origem:

https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/periodontitis/symptoms-causes/syc-20354473

https://www.nidcr.nih.gov/health-info/gum-disease/more-info

https://www.healthline.com/health/periodontitis#symptoms