A sensibilidade, também designada por hipersensibilidade dentária ou hipersensibilidade da dentina, é a dor que sente normalmente quando come ou bebe determinados alimentos. A maior parte das pessoas já sentiu algum tipo de dor de dentes em alguma altura das suas vidas, pelo que se sentir sensibilidade, não está sozinho. Felizmente, há várias formas de tratar os dentes sensíveis. Este artigo ajudá-lo-á a encontrar a melhor pasta de dentes para a sensibilidade dos seus dentes.
Sensibilidade dentária: Uma análise geral
Na estrutura interior do dente existe a polpa dentária, uma mistura de matéria orgânica, vasos sanguíneos que alimentam o dente e os nervos. A polpa está rodeada de uma camada de uma substância designada por dentina, constituída por um mineral duro. Através da dentina existem milhares de tubos muito finos, designados por túbulos. Os túbulos constituem um canal a partir do interior do dente e nervos para a superfície externa de esmalte. A cama exterior da coroa do dente é constituída por uma camada muito dura de esmalte, a estrutura mais resistente do corpo humano. O esmalte cobre apenas a superfície exterior do dente, acima da linha da gengiva, não cobrindo a linha abaixo da linha da gengiva designada por raiz do dente, que é revestida por uma estrutura designada por cemento.
A sensibilidade pode ocorrer quando os canais túbulos ficam expostos, dado que são vulneráveis e ficam facilmente irritados por diferentes estímulos. Nos dentes saudáveis, os túbulos estão cobertos pelas gengivas e cemento, na raiz do dente e abaixo da camada de esmalte, na superfície da coroa exterior do dente.
A principal causa de exposição dos túbulos é a recessão da gengiva e o desgaste no esmalte ou cemento do dente. Como as bactérias na placa causam problemas nas gengivas, como gengivite, a gengiva fica inchada e inflamada. Se não for tratada, as estruturas que fixam a gengiva à raiz do dente enfraquecem e separam-se. Eventualmente, isto poderá progredir para um problema designado por periodontite, quando as gengivas começam a retroceder em relação aos dentes, até à raiz do dente. Como a raiz fica exposta, o cemento, que é menos resistente do que o esmalte que cobre a dentina na coroa do dente, desgasta-se e os túbulos ficam expostos, deixando abertos os orifícios nos túbulos dentinários, que podem causar problemas de sensibilidade.
Escolher uma pasta de dentes para a sensibilidade
As pastas de dentes para a sensibilidade têm uma fórmula especial para este problema. Contêm ingredientes, como nitrato de potássio ou fluoreto de estanho, que ajudam a prevenir a sensibilidade, para que deixe de sentir desconforto quando escovar os dentes.
Há duas formas de combater a dor de sensibilidade: dessensibilizar os nervos ou fechar os orifícios dos túbulos. Os ingredientes abaixo têm uma eficácia comprovada no tratamento da sensibilidade na maior parte das pessoas.
Ingrediente que proporcionam alívio da sensibilidade
Potássio
O potássio atua nas sinapses dos nervos, evitando que o nervo passe o sinal de dor através da sinapse, dessensibilizando o nervo para que não sinta dor. Não se trata de um alívio imediato, além de não tratar as causas de raiz, não evitando que se desenvolva uma maior sensibilidade.
Complexo de fluoreto de estanho
Outra solução para dentes sensíveis é utilizar uma pasta dentífrica com o complexo de fluoreto de estanho. Uma pasta de dentes à base de fluoreto de estanho muito recomendada é a Pro-Expert Professional Protection, produzida pela Oral-B e que deverá estar disponível na sua farmácia. A pasta de dentes com fluoreto de estanho ajuda a bloquear os orifícios dos túbulos, interrompendo a dor de sensibilidade, permitindo assim desfrutar de alimentos e bebidas sem sentir desconforto. O complexo de fluoreto de estanho contribui também para prevenir algumas das causas de raiz da sensibilidade, impedindo o seu desenvolvimento.
As pastas de dentes para a sensibilidade poderão ter também outros benefícios, como o branqueamento dos dentes. Muitas pastas de dentes branqueadoras, como a pasta de dentes Oral-B Pro-Expert Sensibilidade e Branqueamento têm hoje uma fórmula específica para dentes sensíveis. Além disso, algumas escovas de dentes elétricas poderão dispor de uma definição de sensibilidade, que pode ser utilizada juntamente com a pasta de dentes para sensibilidade da sua preferência. A combinação destas duas opções de sensibilidade contribuirá para que se sinta suficientemente confortável para manter a rotina de cuidados orais: escovagem duas vezes ao dia e fio dentário uma vez por dia.