MAU HÁLITO

Pasta de dentes com bicarbonato de sódio: É eficaz?

PARTILHAR:

Bicarbonato de sódio para escovar os dentes: os Prós e os Contras 

O bicarbonato de sódio é utilizado há muito tempo como alternativa à pasta de dentes. Muitas pessoas admitirão que escovam os dentes com bicarbonato de sódio. Hoje em dia, muitos fabricantes de pasta de dentes incorporam o bicarbonato de sódio na sua fórmula. Como na maioria das coisas, existem prós e contras associados à utilização deste agente como uma alternativa à pasta de dentes.

Prós ao escovar os dentes com bicarbonato de sódio 

  • Ajuda a limpar os dentes. De acordo com o Boletim de Odontologia Clínica (junho de 2008), escovar os dentes com produtos à base de bicarbonato de sódio provou ser mais eficaz do que utilizar produtos sem bicarbonato de sódio.

  • É barato. Se utilizar apenas bicarbonato de sódio, uma embalagem dura-lhe imenso tempo e custa menos de £1.

Contras ao escovar os dentes com bicarbonato de sódio 

  • É uma confusão. Escovar os dentes com bicarbonato de sódio pode ser barato, mas certamente não é asseado. Os fabricantes de bicarbonato de sódio não apresentam uma embalagem prática que se encontra entre a maioria das pastas de dentes.

  • Provoca uma sensação arenosa. Qualquer pessoa que tenha experimentado escovar os dentes com bicarbonato de sódio, muito provavelmente comentará a sensação desagradável do bicarbonato de sódio em toda a sua boca.

  • Escovar os dentes apenas com bicarbonato de sódio não lhe assegura o flúor de que necessita e que pode ajudar a remineralizar os dentes ou prevenir os danos causados pelas bactérias na placa dentária.

Cético em escovar os seus dentes apenas com bicarbonato de sódio? Experimente! A utilização de pasta de dentes com flúor e bicarbonato de sódio também fortalece os dentes, reduz a acumulação da placa bacteriana, mantém os dentes limpos, e ajuda no branqueamento, removendo as manchas superficiais.

Fontes: 

https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/19278079/ 

https://www.medicalnewstoday.com/articles/324341 

https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0002817717308097