A gengivite é uma fase precoce da doença gengival que pode afetar diretamente a sua saúde oral e a saúde em geral. Por esta razão, é importante estar consciente das causas da gengivite, reconhecer os seus sintomas, e aprender a tratá-la e preveni-la.
O que é a gengivite?
A gengivite é uma fase inicial da doença gengival causada por uma acumulação de placa bacteriana, um biofilme natural que contém bactérias, que pode acumular-se no tecido em redor dos dentes. Se sofrer de gengivas doridas ou inchadas, é frequentemente devido à acumulação de placa bacteriana. Se não for tratada, a gengivite pode evoluir para uma forma mais grave de doença gengival, conhecida como periodontite, que é uma das principais causas de perda de dentes em adultos. A gengivite é frequentemente indolor. Como tal, se notar quaisquer sinais ou sintomas de gengivas inflamadas,visite o seu dentista para fazer uma avaliação adequada e determinar um curso de tratamento.
Para proteger a sua saúde oral, é fundamental saber o que é a gengivite para que possa detetar os sinais antes de desenvolver problemas dentários mais graves. Se o seu parceiro tem gengivite, também se pode perguntar: a gengivite é contagiosa? Os especialistas em medicina dentária concordam que, embora a condição em si não o seja, é possível propagar as bactérias através da troca de saliva.
Sintomas e sinais de gengivite
Como pode não notar a acumulação de placa na sua boca que pode conduzir à gengivite, deve estar atento aos sintomas da gengivite e a sinais de doenças gengivais posteriores, e a periodontite que se pode seguir
1. Sangramento das gengivas
Um dos primeiros sinais de gengivite é uma inflamação da gengiva com uma cor visivelmente vermelha e sangramento das gengivas ao escovar os dentes ou usar o fio dentário.
2. Gengivas inchadas
Se notar gengivas inchadas à volta dos seus dentes, a causa mais provável é a gengivite. À medida que a placa bacteriana se acumula na boca, pode muitas vezes ficar presa entre e em redor dos dentes, o que causa este desconfortável e visível problema de gengivas inchadas.
3. Mau sabor na boca ou mau hálito
Se sofrer de mau hálito que permanece depois de usar elixir bucal ou escovar os dentes, é provável que este seja outro sintoma de gengivite. À medida que as bactérias da placa se acumulam e se decompõem nos seus dentes, o processo produz efeitos com cheiro desagradável
4. Recessão das gengivas
À medida que os sintomas da doença das gengivas se desenvolvem, as suas gengivas vão-se afastando dos dentes. Este processo pode não ser doloroso, pelo que pode passar despercebido. Deve sempre visitar um médico dentista se vir quaisquer sinais visíveis de descolamento das gengivas para se informar sobre o tratamento da recessão das gengivas.
5. Bolsas profundas entre os dentes e as gengivas
O sinal mais avançado da doença gengival é a presença de bolsas profundas à volta das gengivas, que se enchem de bactérias à medida que as gengivas se vão agastando dos dentes. Se isto acontecer, provavelmente sofre de periodontite, que pode enfraquecer o osso que suporta os dentes. Nunca deve ignorar os sintomas de doença gengival descritos e, se tiver algum deles, consulte o seu dentista imediatamente para um exame de rotina completo - só assim conseguirá prevenir o aparecimento da doença gengival.
O que causa a doença gengival e a gengivite?
1. Má higiene dentária
Todos os dentistas recomendam escovar os dentes duas vezes por dia com uma pasta de dentes antibacteriana, usar fio dentário e usar um elixir bucal antibacteriano para prevenir a acumulação de placa bacteriana. O depósito pegajoso e amarelado de bactérias a que damos o nome de placa bacteriana acumula-se nos dentes se não os escovar regularmente. Como a placa produz ácidos que atacam o esmalte dos dentes e danificam as gengivas, a má higiene dentária é a causa principal da gengivite.
2. Idade
À medida que envelhecemos, as alterações do corpo, como, por exemplo, a produção de menos saliva, são causas comuns de gengivite, e a doença periodontal é mais prevalente entre as pessoas mais velhas.
3. Genética
Para tentar descobrir o que causa a gengivite, os médicos dentistas podem também perguntar sobre o historial de saúde da sua família. Isto porque, se os seus pais tiverem tido gengivite, a sua probabilidade de ter doença gengival aumenta, devido ao tipo de bactérias que adquirimos em tenra idade.
4. Dentes tortos
Os dentes podem sobrepor-se ou ficar desalinhados e isto pode criar um "refúgio" para a placa bacteriana se acumular à volta das gengivas e dos dentes - isto é muitas vezes uma das causas para a doença gengival. Se este problema não for tratado, pode também causar cáries. Se tiver os dentes tortos, tem de usar uma escova de dentes com a cabeça adequada à sua boca e tem de prestar especial atenção às áreas de difícil acesso quando escovar os dentes.
5. Problemas de saúde
Se sofrer de gengivite crónica, outra causa para as gengivas inchadas e o sangramento das gengivas pode ser a existência de problemas de saúde subjacentes, como infeções virais ou fúngicas. A medicação para a epilepsia, angina e tensão alta também pode aumentar o risco de gengivite, portanto informe o seu dentista se lhe forem prescritos estes tratamentos.
Como prevenir a doença gengival e a gengivite?
Se equaciona formas de prevenir a gengivite, saiba que existem várias medidas que pode tomar para a prevenção da doença gengival e estas podem inverter alguns sintomas da gengivite.
Para prevenir a gengivite, deve seguir uma simples rotina de saúde oral todos os dias.
Escove os dentes durante dois minutos, duas vezes por dia, com uma escova de dentes elétrica e pasta de dentes antibacteriana para remover a placa bacteriana e diminuir a acumulação de tártaro - e não se esqueça de limpar e massajar suavemente as gengivas. Este é o primeiro passo para prevenir a doença gengival.
Use fio dentário, pelo menos, uma vez por dia da forma correta para se livrar de partículas de alimentos e placa bacteriana presa entre os dentes.
Utilize elixir bucal antibacteriano para ajudar a evitar a acumulação da placa e ajudar a matar os germes que causam a gengivite.
Tratamento da gengivite
As melhores formas de tratamento da gengivite em casa são a limpeza oral regular e completa duas vezes por dia com uma escova de dentes elétrica e pasta de dentes antibacteriana. Em casos de doença gengival grave, o dentista pode recomendar medicação e cirurgia para tratar a gengivite.
Limpeza profunda dos dentes
Além de ter todos os cuidados necessários com os seus dentes em casa, deve também consultar o dentista a cada seis meses para um check-up geral e uma limpeza profunda e completa. Isto ajuda a reduzir o risco de desenvolver gengivite.
Medicação
Para tratar os sintomas graves associados à gengivite ulcerativa necrosante aguda, o seu dentista poderá receitar antibióticos, analgésicos e outras formas de elixires bucais para ajudar com o sangramento.
Cirurgia
Para tratar sintomas mais avançados de doença gengival, o tratamento recomendado pelo dentista pode também passar por cirurgia das gengivas em combinação com alisamento radicular ou destartarização para remover a placa bacteriana ou o tártaro acumulado à volta dos dentes e por baixo das gengivas.
A melhor maneira de evitar a cirurgia para tratar a doença gengival é manter uma boa higiene oral, mantendo a placa sob controlo e a boca saudável.
Hiperligações de origem:
https://www.webmd.com/oral-health/guide/gingivitis-periodontal-disease#1
https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/gingivitis/symptoms-causes/syc-20354453