SAÚDE DAS GENGIVAS

O que deves saber sobre a gengivite sintomas

PARTILHAR:

Saiba mais sobre a gengivite, quem pode ter gengivite e como tratá-la na fase inicial antes de causar problemas mais graves, como a periodontite e cáries.

O que é a gengivite?

A gengivite é uma fase inicial de doença das gengivas causada pela acumulação de bactérias na placa nos tecidos em redor dos dentes. A placa, uma biopelícula que ocorre naturalmente e que contém bactérias, pode conduzir à gengivite se não for removida através da escovagem diária.

Quem pode ter gengivite?

A gengivite é bastante predominante. Mas embora quase cerca de 80% dos adultos venham a ter sintomas de gengivite, isso não significa necessariamente que é algo inevitável. É importante saber que, ocasionalmente, podem não existir qualquer dor ou sinais aparentes visíveis, o que significa que as pessoas não sabem que têm gengivite. Este é outro dos motivos pelos quais devem realizar check-ups regulares no médico dentista a cada seis meses, para que este possa identificar ou sugerir opções de tratamento da gengivite.

Gengivite sintomas

Alguns sintomas da gengivite incluem gengivas avermelhadas, inchadas e com sangramento. A gengivite crónica pode conduzir à periodontite e ao mau hálito crónico. Se estes sintomas persistirem, é importante que fales com o teu médico dentista para determinar o melhor tratamento. Entretanto, informa-te sobre o que podes fazer para te protegeres contra a gengivite.