SAÚDE DAS GENGIVAS

O que é uma Disfunção da Articulação Temporomandibular (ATM)?

PARTILHAR:

O que é uma Disfunção da Articulação Temporomandibular (ATM)?

ATM representa Articulação Temporomandibular e as suas disfunções afetam as articulações na mandíbula. Deve lembrar-se de que um desconforto ocasional na articulação da mandíbula ou nos músculos usados para mastigar é comum - e não constitui motivo de preocupação. Muitas pessoas com problemas na ATM melhoram sem tratamento. O problema costuma desaparecer sozinho passadas algumas semanas ou meses.

A ATM é a articulação que prende o maxilar inferior ao crânio e é o que lhe permite abrir e fechar a boca. Disfunções da ATM são um conjunto de condições que causam dor na ATM e nos músculos circundantes. Apertar a sua mandíbula e moer os seus dentes coloca pressão adicional sobre os músculos da mandíbula, causando inflamação. Problemas da ATM podem afetar a capacidade de uma pessoa para falar, comer, mastigar, engolir, fazer expressões faciais e até mesmo respirar.

Quais os sintomas de disfunções da ATM?

A dor é um dos sintomas mais comuns associados com disfunções da ATM. Dores na ATM são frequentemente descritas como uma sensação entorpecida na articulação da mandíbula e áreas circundantes, inclusive o ouvido. Algumas pessoas com disfunção da mandíbula informam não sentir dores. Outros sintomas poderão incluir:

  • dores no pescoço e ombros

  • enxaquecas e/ou dores de cabeça crónicas

  • dureza nos músculos da mandíbula

  • movimento limitado ou bloqueio da mandíbula

  • um doloroso clicar, deslocação ou moagem na articulação da mandíbula ao abrir ou fechar a boca

  • uma mordida com sensação de “algo errado”

  • zumbido, dor ou pressão nos ouvidos

  • pioramento da audição

  • vertigens e problemas de visão

  • sensibilidade dentária

Deve lembrar-se de que um desconforto ocasional na articulação da mandíbula ou nos músculos usados para mastigar é comum - e não constitui motivo de preocupação. Muitas pessoas com problemas na ATM melhoram sem tratamento ou poderão até ser completamente assintomáticas. O problema costuma desaparecer sozinho passadas algumas semanas ou meses.

Qual a causa de disfunções da ATM?

Nem todas as causas de disfunções da ATM são conhecidas. Algumas possíveis causas incluem lesões na área da mandíbula, várias formas de artrite, determinados procedimentos dentários, estiramento da mandíbula (resultante de movimentos como a inserção de um tubo de respiração antes de uma cirurgia) e o aperto/moagem dos dentes, particularmente durante o sono.

Como tratar disfunções da ATM

Visto que a maioria dos problemas musculares e da articulação da mandíbula são temporários, durando apenas semanas ou meses, o que é normalmente necessário para aliviar o desconforto são cuidados simples (como compressas quentes/frias e medicação de venda livre). Evite tratamentos que possam causar mudanças permanentes na mordida ou mandíbula.

Os tratamentos da ATM devem, sempre que possível, ser reversíveis. Isto significa que o tratamento não deve poder provocar mudanças permanentes à mandíbula ou aos dentes. Exemplos de tratamentos reversíveis incluem:

  • Medicação de venda livre ao público

  • Medicamentos de prescrição

  • Exercícios suaves de alongamento e relaxamento da mandíbula

  • Talas de estabilização (placa de mordida, proteção noturna) são o tratamento mais amplamente usado para disfunções da ATM. Estudos sobre a sua eficácia na redução da dor, porém, foram inconclusivos.

Nunca foi provado que os tratamentos irreversíveis funcionassem, podendo até fazer piorar o problema. Exemplos de tratamentos irreversíveis incluem:

  • Ajuste da mordida ao moer os dentes

  • Trabalhos dentários extensivos

  • Tala de reposicionamento mandibular (altera a mordida e o posicionamento da mandíbula) Ortodontia

  • Processos cirúrgicos, inclusive a substituição de toda a articulação da mandíbula ou de partes da mesma.

Casos complexos envolvendo dor crónica e grave, assim como disfunções da mandíbula. Tais pacientes são melhor tratados por uma equipa de especialistas da respetiva área, como aqueles da neurologia, reumatologia ou gestão de dor, todos trabalhando em conjunto para o desenvolvimento de um programa de cuidados integrado. ¹

Em anos recentes, a TMJ Association, Ltd., uma organização nacional de advocacia para pacientes 501(c)(3) sem fins lucrativos, co-patrocinou cinco reuniões científicas internacionais com Institutos Nacionais de Saúde com o objetivo de endereçar as disfunções da ATM. Pode encontrar detalhes sobre estas reuniões, assim como ampla informação sobre disfunções da ATM, na página web da TMJ Association: www.tmj.org.

Referências

Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA: Instituições de Saúde Nacionais. (Revisto a 5 de Março de 2010). Disfunções da ATM. (Nº NIH 10-3487). Washington, D.C.: Gabinete de Impressão do Governo, 14.