SAÚDE DAS GENGIVAS

Como Prevenir a Perda Dentária

Como Prevenir a Perda Dentária article banner
PARTILHAR:

Perder os dentes nunca é um bom sinal; felizmente, existem medidas que pode tomar para garantir que conserva mais dos seus dentes naturais. Compreender o que leva à queda dos dentes pode ajudar a prevenir a perda dentária no futuro, para que possa mostrar um sorriso mais saudável e forte.  

O que é a Perda Dentária?

A queda de dentes num bebé é normal, mas e em adultos? Nem por isso. Cáries dentárias, lesões e doenças gengivais podem levar à perda dentária, um processo em que um ou mais dentes se soltam e eventualmente caem. 

Causas da Perda Dentária

 Para melhor prevenir a perda dentária, é útil compreender o que a causa. Algumas razões podem ser evitadas com uma rotina de cuidados orais adequada, enquanto outras requerem um pouco mais de atenção:   

  • Doença das gengivas: A causa mais comum da perda dentária: a doença das gengivas pode afetar significativamente a sua saúde oral em geral. Tomar medidas adequadas para garantir a saúde das suas gengivas pode ajudar a impedir que as doenças gengivais criem raízes. 

  • Ação a empreender:  Escovar os dentes duas vezes por dia e usar o fio dentário uma vez por dia é crucial para manter a saúde das gengivas. 

  • Lesões: Um dente lascado ou danificado corre o risco de cair quando não é tratado de imediato. As fissuras no esmalte expõem as camadas subjacentes do seu dente à cárie, o que pode levar à infeção e à perda do dente. 

  • Ação a empreender:  Consulte o seu dentista de imediato caso verifique a existência de lesões nos seus dentes, um tratamento rápido é essencial para preservar os seus dentes. 

  • Cáries dentárias: Uma forma comum de cáries, ou seja, orifícios que vão aumentando em tamanho com o tempo, levando à perda dentária se não forem tratados.

  • Ação a empreender:  Marque uma consulta com o seu dentista se verificar um aumento da sensibilidade e descoloração dentária. Se o seu dentista determinar que a causa são cáries dentárias, necessita de as tratar para evitar que as lesões continuem a aumentar

Prevenção de Perdas Dentárias

Frequentemente relacionada com a perda dentária, a doença periodontal ocorre quando a placa bacteriana “come” os seus dentes e a linha das gengivas, criando lacunas que normalmente resultam em infeções. Evitar a doença das gengivas pode, por sua vez, ajudar a evitar a perda dentária.    

 Efetuar algumas alterações à sua rotina de cuidados orais pode ajudar a manter os seus dentes bem alocados e as suas gengivas saudáveis:   

  •  Mude para uma escova de dentes elétrica: Estudos1 indicam que a utilização de uma escova de dentes elétrica pode ajudar a evitar a perda dentária e a desacelerar a progressão da doença periodontal*.  

Uma rotina oral adequada que consista em escovar os dentes duas vezes e usar o fio dentário, pelo menos, uma vez por dia pode ajudar a prevenir a perda dentária e a desacelerar a progressão da doença periodontal. Não se esqueça de realizar as consultas dentárias regulares marcadas para que a sua saúde oral se mantenha intacta.    

  • Use fio dentário regularmente:  Uma rotina oral adequada com a utilização de fio dentário, pelo menos, duas vezes por dia pode melhorar a remoção da placa, ajudando-o a manter uma linha das gengivas saudável.    

 Uma rotina oral adequada que consista em escovar os dentes duas vezes e usar o fio dentário, pelo menos, uma vez por dia pode ajudar a prevenir a perda dentária e a manter as suas gengivas saudáveis. Não se esqueça de realizar as consultas dentárias regulares marcadas para que a sua saúde oral se mantenha intacta. 

Fontes:

http://www.oralhealthplatform.edu/our-work/the-state-of-oral-health-in-europe/  

https://www.nidcr.nih.gov/research/data-statistics/periodontal-disease  

https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/cavities/symptoms-causes/syc-20352892  

https://www.dentalhealth.org/cracked-teeth  

 1 Pitchika V, Pink C, Völzke H, Welk A, Kocher T, Holtfreter B. Long-term impact of powered toothbrush on oral health: 11-year cohort study.       J Clin Periodontol. 2019. doi: 10.1111/jcpe.13126   *Comparado com uma escova de dentes manual