MAU HÁLITO

A pasta de dentes tem data de validade?

PARTILHAR:

A pasta de dentes tem data de validade?

Escovar os dentes é crucial para a nossa higiene oral, mas será que a pasta de dentes tem data de validade e quais são os riscos de usar pasta de dentes depois da respetiva data de validade?

Validade da pasta de dentes

A pasta de dentes tem data de validade, mesmo que não seja aberta, mas a data de validade é basicamente necessária em termos de eficácia dos ingredientes encontrados em cada tubo individual. Normalmente, a pasta de dentes tem um prazo de validade de dois anos a partir da data de fabrico que se pode encontrar impresso no fim do tubo. Esta destina-se principalmente a pastas de dentes que contenham flúor, uma vez que é o ingrediente principal na prevenção de cáries e no reforço do esmalte enfraquecido.

Do Frasco para o Tubo

Quer acredite ou não, a pasta de dentes costumava conter sabão até à década de 1850. Também costumava ser embalada em frascos até à década de 1890. Esta transição do frasco para o tubo pode, na verdade, ter ajudado a prolongar a vida útil da pasta de dentes.

Utilização de pasta de dentes para além da data de validade

Pode usar pasta de dentes para além da data de validade? A resposta simples é sim. A pasta de dentes para além da data de validade perderá o seu sabor e potencialmente diminuirá a sua capacidade de prevenir cáries dentárias