Uma cavidade é o espaço dentro de um dente que permanece mesmo após o tratamento da cárie dentária. Saiba mais sobre as cáries e formas de ajudar a preveni-las.
Cáries dentárias
Ouvimos falar sobre elas no consultório do dentista e talvez já tenhas tido uma ou duas durante a tua vida. Mas o que são realmente as cáries dentárias?
Desenvolvimento das cáries: placa e cáries dentárias
Uma cavidade é o espaço dentro de um dente que permanece mesmo após o tratamento da cárie dentária. A placa bacteriana é uma película incolor e pegajosa que se forma consistentemente nos dentes, sendo uma das principais causas das cáries dentárias. O motivo pelo qual escovamos e usamos o fio dentário todos os dias é para remover a placa, porque as bactérias na placa reagem aos açúcares existentes nos alimentos que comemos, produzindo ácidos que podem atacar e enfraquecer o esmalte, a cobertura dura que protege os dentes. A erosão do esmalte dentário deixa os dentes desprotegidos, permitindo o desenvolvimento mais fácil das cáries.
Existem três locais diferentes onde se podem desenvolver cáries dentaria:
Nas superfícies de mordida dos dentes. Ocorre quando a placa fica presa nos sulcos ou fissuras dos dentes. Isto acontece mais frequentemente nas crianças, porque muitas vezes não escovam nestas zonas.
Entre os dentes. Ocorre quando a placa bacteriana se acumula em superfícies de difícil acesso. Não é possível chegar a estas zonas apenas com uma escova de dentes e poderão ficar suscetíveis a cáries se não usares o fio dentário ou limpares entre os dentes regularmente.
Nas superfícies da raiz dos dentes. Isto é comum se sofreres de recessão das gengivas ou perda de osso, muitas vezes associadas à doença das gengivas ou periodontite. Também é mais comum existirem cáries à medida que envelhecemos se as gengivas retrocedem. Se deixares a placa acumular-se nas raízes expostas dos dentes, uma cárie dentaria pode desenvolver-se rapidamente porque as raízes não têm a mesma cobertura dura do esmalte.
Como posso ajudar a prevenir o desenvolvimento de uma cárie dentaria?
Felizmente, existem muitas coisas que podes fazer para ajudar a prevenir a formação de cáries nos dentes. Experimenta esta rotina de higiene oral recomendada pelos dentistas:
Escova os dentes duas vezes ao dia
Usa pasta de dentes ou elixir oral com flúor, um agente que fortalece os dentes e ajuda a prevenir as cáries dentárias
Limpa entre os dentes diariamente com fio dentário para ajudar a remover a placa bacteriana que não consegues retirar com a escova de dentes
Segue uma dieta saudável e evita alimentos e bebidas açucarados
Marca consultas regulares no dentista, aproximadamente a cada seis meses, para uma limpeza e exame de rotina
Lembra-te de trocar de escova de dentes quando parecer gasta, ou a cada três meses, porque quanto mais novas forem as cerdas, mais placa bacteriana a escova conseguirá remover
Com que frequência devo verificar se tenho cáries dentárias?
Deves planear consultas no dentista duas vezes por ano para realizar check-ups. Embora os check-ups possam variar, o dentista irá muito provavelmente examinar os dentes e gengivas para verificar se existem problemas visíveis, incluindo o desenvolvimento de cáries dentárias. O dentista também poderá tirar raios-X para se certificar que não existem problemas que não sejam visíveis. O dentista também poderá realizar uma limpeza dos dentes para remover a placa bacteriana endurecida da parte superior e inferior da linha da gengiva, bem como polir os dentes para remover placa bacteriana e manchas da superfície. E, lembra-te, o teu dentista também pode dar conselhos profissionais sobre a escovagem ou a utilização do fio dentário.