CÁRIES DENTÁRIAS

Sintomas, causas e tratamento das cáries dentárias

PARTILHAR:

As cáries dentárias é o amolecimento do esmalte dos dentes causado por ácidos. Estes ácidos são criados quando a placa dentária decompõe o açúcar que existe na boca.

O que causa as cáries dentárias?

As cáries dentárias ocorrem quando os alimentos contendo hidratos de carbono ficam presos entre os dentes e não são completamente removidos com a escovagem e a utilização de fio dentário. As bactérias da placa geram subprodutos ácidos que desgastam o esmalte dos dentes, criando lentamente orifícios nos dentes designados por cáries. Sem tratamento, estes orifícios podem ficar maiores ao longo do tempo e podem mesmo destruir o dente por completo.

As principais causas das cáries dentárias são os alimentos e bebidas açucarados e pegajosos. Quando mais açúcar se consome, mais ácido é produzido, o que resulta em cáries. O açúcar combina-se com a placa para enfraquecer o esmalte deixando-o vulnerável às cáries dentárias. Sempre que come um alimento açucarado, os seus dentes cariados ficam vulneráveis aos danos dos ácidos durante os 20 minutos seguintes. É importante compreender as causas das cáries dentárias, para que possa aprender qual a melhor forma de tratar dos seus dentes e da sua saúde.

Saiba mais sobre o que causa as cáries dentárias

Sinais e sintomas das cáries dentárias

O tratamento mais comum e mais eficaz das cáries é a obturação da cavidade, impedindo que o orifício cresça mais. Por isso, se tiver sinais de cáries dentárias, é extremamente importante que consulte de imediato um médico dentista para obter tratamento.

O uso de produtos com fluoreto pode ajudar a prevenir as cáries dentárias. O fluoreto entra nos pontos fracos para ajudar a reconstruir estas áreas antes que se transformem em cáries.

Saiba mais sobre os sinais e sintomas das cáries dentárias

Como trata e previne as cáries dentárias

A forma de tratamento mais imediata é consultar o seu médico dentista para que este realize uma obturação das cáries dentárias.

Para ajudar a prevenir as cáries dentárias, é possível tomar determinadas medidas para ajudar a fortalecer os seus dentes:

  1. Evite alimentos e bebidas açucarados que alimentam as bactérias existentes na boca.

  2. Escove os dentes regularmente com uma pasta de dentes com flúor. O flúor ajuda a prevenir as cáries dentárias diminuindo o desgaste do esmalte e acelerando o processo de remineralização. O novo esmalte que se irá formar é mais duro e mais resistente aos ácidos.

  3. Use o fio dentário todos os dias para ajudar a remover a placa e as partículas dos alimentos dos espaços entre os dentes onde uma escova de dentes não chega. Isto ajuda a promover dentes saudáveis, bem como gengivas saudáveis.

Saiba mais sobre como tratar e prevenir as cáries dentárias

Como proteger os seus filhos das cáries dentárias

Ajudar a prevenir as cáries dentárias nos dentes das crianças começa quando lhes ensina hábitos de escovagem adequados e ajudando-as a cuidar dos dentes desde que são pequenas.

  1. Consulte o seu médico dentista para determinar quando deverá começar a usar uma pasta de dentes com flúor para os seus filhos.

  2. Leve-os ao dentista a cada 6 meses para um check-up.

  3. Certifique-se de que o seu filho escova os dentes durante, pelo menos, 2 minutos por dia, duas vezes ao dia. Certifique-se de que dá atenção extra aos dentes de trás, já que é aqui que se acumula mais placa.

  4. Assim que os dentes começarem a tocar-se, ajude os seus filhos a usar diariamente o fio dentário.

    Quando se trata das cáries dentárias, uma boca mais saudável começa com bons hábitos de escovagem.

Saiba mais sobre como proteger os seus filhos das cáries dentárias