CÁRIES DENTÁRIAS

Abscessos Dentários

PARTILHAR:

Um abscesso dentário é um inchaço doloroso contendo fluido espesso de cor amarelada (pus). Existem dois tipos de abscessos dentários: abscessos das gengivas (também conhecidos por abscessos periodontais) e abscessos dos dentes (também conhecidos por abscessos periapicais). 

Qual a causa de um abscesso dentário?

Um abscesso dentário é uma lesão, contendo pus, nas raízes de um dente - e é causado por uma infecção que pode ter como origem uma cárie dentária não tratada.

Um abscesso das gengivas, ou abscesso periodontal, é uma bolsa de pus nos tecidos das gengivas causado geralmente por uma complicação de doença periodontal (gengivite) avançada, uma condição crónica causada por fatores como um pobre controlo da placa bacteriana e por fumar.

Sintomas de um abscesso dentário 

  • Sintomas de um abscesso dentário incluem:

  • uma dor aguda 

  • um inchaço contendo pus 

  • inflamação das gengivas

  • dentes que são sensíveis à pressão

  • mau gosto na boca (quando o pus é libertado)  

É importante não ignorar estes sintomas de abscesso nas gengivas ou nos dentes, visto que a infecção pode durar meses ou anos - e não desaparece sem tratamento. Na ausência do seu tratamento, a infecção pode causar danos nos dentes e osso circundante, podendo também avançar para a corrente sanguínea, resultando em complicações mais graves. 

Tratamento de um abscesso dentário

Se achar que tem um abscesso nas gengivas ou dentes, deve procurar o apoio imediato do seu dentista. 

O seu dentista limpará a área em volta do abscesso e tratará a infecção ao retirar o pus acumulado. Por vezes é desenvolvida uma fístula na boca através do osso e da pele, permitindo o escoamento do pus. Caso este tipo de túnel oco se tenha desenvolvido em resultado do abscesso, o seu dentista irá limpar esta área - permitindo que a cavidade se feche sozinha. 

Quando uma infecção origina a partir do interior de um dente, o seu dentista precisará de abrir um pequeno orifício de acesso para a drenagem do pus. Terá que ser feito um tratamento de canal radicular com enchimento ou coroa em seguimento deste processo. 

Para casos em que um abscesso causou danos ao dente ou for particularmente volumoso, o dente poderá ter que ser removido.  Se o seu abscesso dentário tiver como origem uma doença periodontal, a doença precisará de ser tratada para prevenir qualquer infecção posterior. No entanto, o seu dentista poderá drenar o abscesso para aliviar alguma dor. 

Como prevenir abscessos dentários 

Os abscessos podem ser prevenidos ao manter uma boa saúde dentária. Isto inclui escovagem e uso do fio dental numa base diária, assim como visitas regulares a um dentista.