BRANQUEAMENTO SUAVE

O que são implantes dentários?

PARTILHAR:

Como funcionam os implantes dentários

Se te faltar um ou mais dentes e preferires não ter uma ponte ou próteses dentárias totais ou parciais, podes perguntar ao teu dentista se és um bom candidato para implantes dentários.

Os implantes dentários proporcionam uma substituição dentária mais natural do que as próteses dentárias, porque são dentes artificiais fixos diretamente no maxilar. Para se beneficiar de implantes dentários, é necessário estar de boa saúde (além dos dentes em falta) e ter um maxilar totalmente desenvolvido e saudável - gengivas saudáveis e um maxilar saudável são necessários para suporte dos implantes.

Como são os implantes dentários?

Os implantes dentários parecem-se mais com os dentes naturais do que as próteses dentárias. Um implante dentário parece um cilindro ou parafuso e serve de substituto artificial da raiz de um dente natural em falta. Os implantes são feitos de titânio ou outro material que não cause uma reação adversa quando estiverem ligados ao maxilar e ao tecido gengival.

Procedimento para implantes dentários

Se és saudável e o dentista determinar que és um bom candidato para implantes, agendará o procedimento para ocorrer no consultório sob anestesia local ou num hospital sob anestesia geral, dependendo das necessidades específicas de saúde dentária do paciente e da dimensão da cirurgia necessária.

O processo de obtenção de um implante dentário demora vários meses a ser concluído e envolve estas três fases:

  • Colocação do implante - Em primeiro lugar, o paciente será submetido a uma cirurgia para ter o implante colocado no maxilar, onde é coberto com tecido gengival e se integra no osso maxilar durante três a seis meses.

  • Fixação dos postes - O dentista fixa um poste ao implante e o tecido da gengiva pode crescer à volta. Em alguns casos, o implante e o poste são colocados ao mesmo tempo. Quer sejam ou não colocados ao mesmo tempo, a combinação do implante e do poste servirá de ancoragem para o dente de substituição.

  • Fixação da coroa - O dentista fixa uma coroa personalizada ao poste do implante.

Quanto tempo demora um procedimento de implante dentário?

A cirurgia para a colocação de um implante dentário pode demorar várias horas, podendo ser necessário mais de um procedimento. Por conseguinte, as pessoas com um risco acrescido de infeção poderão não optar por implantes dentários.

As pessoas saudáveis que se submetem a uma cirurgia para implante dentário devem cumprir as indicações do dentista relativas a higiene oral, que incluem escovagem dos dentes duas vezes por dia e utilização diária de fio dentário, após o procedimento, para manter os novos dentes limpos e saudáveis.

Implantes dentários vs. próteses dentárias

As vantagens dos implantes dentários em relação às próteses dentárias são sobretudo uma capacidade mais natural de comer e falar. Além disso, não há a necessidade de remover implantes nem de te preocupares com reparações. Ainda assim, é importante consultar um dentista regularmente, para confirmares se os implantes estão em boas condições. Também é fundamental manter uma rotina de higiene oral adequada. Um irrigador oral Oral-B, é a ferramenta ideal para adicionar à sua rotina de escovagem e utilização do fio dentário duas vezes ao dia, porque é excelente para a limpeza à volta de aparelhos dentários

Devo colocar implantes dentários?

Os implantes não são a opção ideal para todas as pessoas. As mulheres grávidas e as pessoas com doenças crónicas ou imunossupressão (devido a um maior risco de infeção durante a cirurgia), as crianças (porque os maxilares ainda estão em desenvolvimento) e as pessoas que rangem os dentes (este hábito pode exercer demasiada pressão sobre os implantes) não são bons candidatos para implantes dentários.