BRANQUEAMENTO SUAVE

Como ter dentes brancos e saudáveis?

PARTILHAR:

Se folheares as páginas de qualquer revista verás que estão cheias de sorrisos, com dentes brancos e perfeitos. Liga a televisão e verás publicidade de produtos para branquear dentes, com atores sorridentes de dentes brilhantes e brancos. Somos uma cultura do sorriso feliz. A boa notícia é que conseguir um sorriso saudável e confiante pode estar mais perto do que pensas! Primeiro, deves compreender que é normal que os dentes mostrem sinais da idade. Quando pensas no desgaste a que os dentes estão submetidos, tal como mastigar três refeições por dia, todos os dias, não é surpresa que os dentes brancos comecem a perder brilho. Mas com um pouco de cuidados básicos, e talvez alguma ajuda profissional, podes recuperar aquele sorriso jovem e saudável.

Segue os conselhos básicos da escovagem

Já ouviste isto um milhão de vezes, mas é tão essencial que temos de lembrar novamente: Escovar, escovar, escovar! A escovagem remove a placa, que se acumula na superfície dos dentes. A tecnologia dentária avançou muito nas últimas décadas, mas escovar os dentes duas vezes ao dia e usar o fio dentário uma vez ao dia continuam a ser as melhores defesas contra as cáries dentárias e os problemas das gengivas.

Conhecer os segredos da escovagem

Aqui está algo que poderás não saber: A American Dental Association® (ADA) recomenda trocar de escova de dentes a cada três ou quatro meses. Outra dica: Tem cuidado para não escovares com demasiada pressão. Pressionar com demasiada força pode desgastar o esmalte dos dentes.

Branquear dentes e abrilhantar

O melhor lugar para começar a missão de ter dentes mais brancos é no consultório do dentista. As limpezas de rotina (a ADA recomenda a cada seis meses) podem fazer maravilhas. Uma pasta de dentes branqueadora pode fazer uma grande diferença. Procura uma que utilize uma ação sem agentes de branqueamento (o único tipo de pasta de dentes branqueadora vendida sem receita médica com o selo de certificação da ADA).

Investir em mudanças mais permanentes

As opções cosméticas, tais como, material de ligação dentário, facetas ou moldagem do esmalte, podem ser adequadas para ti. A utilização de materiais de ligação pode cobrir manchas e corrigir falhas nos dentes. As facetas, que são como capas para os dentes, podem tratar intervalos entre os dentes ou dentes manchados de forma permanente. A moldagem do esmalte, que contorna o esmalte dos dentes para criar uma linha uniforme, é uma boa opção para corrigir dentes desalinhados. Produtos e procedimentos novos e menos invasivos estão constantemente a ser introduzidos. Consulta o teu dentista para saberes mais.

Escolher o que se come de forma inteligente

É melhor evitar comer doces e bebidas açucaradas durante o dia. A placa, que é uma película de bactérias, forma-se constantemente nos dentes. Os alimentos ou bebidas açucarados fazem com que estas bactérias produzam ácidos que atacam o esmalte dos dentes, o que por sua vez conduz às cáries dentárias. Se quiseres comer um doce, come-o como sobremesa e, em seguida, escova os dentes.

Proteger os lábios

Um sorriso vencedor tem outro componente importante além de dentes saudáveis: não te esqueças dos lábios exuberantes! Se passares algum tempo ao sol, os Centros de Controlo e Prevenção de Doenças (Centers for Disease Control and Prevention) recomendam que protejas os lábios com um protetor solar para os lábios com FPS de pelo menos 15. Procura um produto de amplo espetro que proteja contra raios UVA e UVB.

A prática faz a perfeição

Não precisas ter dentes perfeitos para teres um sorriso bonito: por vezes, é uma questão de atitude. Quando te sentes confiante, pareces mais confiante. Pratica uma boa postura, sentando-te direito. Caminha com um propósito. E olha para as pessoas diretamente nos olhos quando lhes sorrires. Verás que quanto mais sorrires, melhor te irás sentir.