APARELHOS DENTÁRIOS

Quando colocar aparelhos dentário?

PARTILHAR:

Preciso de um aparelho dentário?

Um dentista normalmente recomenda aparelhos ortodônticos para melhorar o aspeto “orofacial” físico do doente. Através do tratamento ortodôntico são corrigidos problemas como dentes desalinhados ou apinhados, sobremordida, prognatismo, posição incorreta do maxilar e distúrbios das articulações do maxilar.

Quando é o momento adequado para usar aparelhos?

Os doentes com problemas ortodônticos podem beneficiar do tratamento desde tenra idade. O momento ideal para a colocação de aparelhos nos dentes é entre os 10 e os 14 anos, enquanto a cabeça e a boca estão em crescimento e os dentes reagem melhor ao alinhamento. No entanto, porque quaisquer ajustes à aparência facial podem ser traumáticos para uma criança durante estes anos sensíveis, os pais devem falar sobre o assunto com os filhos antes de serem aplicados os aparelhos. E os aparelhos não são apenas para crianças. Cada vez mais adultos usam aparelhos dentários para corrigir problemas menores e melhorar o sorriso.

Que tipo de aparelho terei de usar?

O teu dentista saberá qual o melhor aparelho dentário para o teu problema específico, mas o doente tem muitas vezes de escolher. Geralmente, existem três tipos de aparelhos dentários. O tipo mais popular são os brackets, de metal ou plástico, que se ligam aos dentes e são menos visíveis. O tipo “lingual” são brackets que se ligam à parte de trás dos dentes, permanecendo ocultos. As bandas são o tipo tradicional, abrangendo a maior parte dos dentes com bandas de metal em redor dos mesmos. Todos usam fios para mover os dentes para a posição pretendida.

Durante quanto tempo tenho de utilizá-lo?

Isso depende do plano de tratamento. Quando mais complicado for o problema de espaçamento ou mordida, e quanto mais velho fores, normalmente maior será o período de tratamento. A maioria dos doentes pode contar usar aparelho completo entre 18 a 30 meses, seguido de um período em que irá usar um dispositivo de retenção durante pelo menos alguns meses até dois anos para fixar e alinhar os tecidos em redor dos dentes alinhados. Alguns doentes podem ter de usar um dispositivo de retenção permanente, caso não queriam que a mordida volte a ser como era.

O tratamento será desconfortável?

Os fios de ligação são apertados dentários em cada consulta, sustentando alguma pressão nos brackets ou bandas para alinhar os dentes ou maxilares, gradualmente até à posição pretendida. Poderás sentir os dentes e os maxilares ligeiramente doloridos após cada consulta, mas o desconforto será breve. Lembra-te que poderá ser necessário retirar alguns dentes para conseguir espaço quando os dentes mudam de lugar com o aparelho dentario e para um alinhamento adequado do maxilar.

Quem irá fornecer o meu tratamento ortodôntico?

O teu dentista é responsável por coordenar o teu tratamento dentário e isso pode abranger qualquer plano de tratamento ortodôntico, incluindo diagnóstico, exames e alguns procedimentos de ortodontia. O teu dentista poderá, no entanto, encaminhar-te para um especialista em ortodontia, com formação no desenvolvimento, prevenção e correção de irregularidades dos dentes, mordida e maxilares e anomalias faciais relacionadas.