PORQUÊ O FIO DENTÁRIO DA ORAL-B?

O que é um irrigador oral?

PARTILHAR:

Um irrigador oral é um dispositivo portátil de cuidados orais que direciona um jato de água para o espaço entre os dentes e as gengivas, removendo os resíduos de alimentos, placa e as bactérias. Em combinação com o fio dentário, o irrigador oral melhora a rotina diária de cuidados orais.

Embora haja muitos tipos de irrigadores orais, todos possuem um depósito para a água, um motor elétrico para alimentar a bomba e um bocal especial. O motor e a bomba fazem com que um fluxo de água pressurizada saia do depósito através do bocal e entre os dentes, para remover partículas de alimentos na placa e bactérias.

Tipo - Existem geralmente quatro tipos diferentes de irrigadores orais: bancada, sem fios ou a pilhas, irrigador para o duche e irrigador para torneiras.

  • Bancada - O mais pesado e volumoso dos quatro tipos. Instala-se na bancada e é ligado a uma tomada elétrica. Também vêm com um depósito de irrigação que deve reabastecer de água sempre que esvaziar.

  • Sem fios ou a pilhas - Normalmente fino, pequeno e portátil. Este tipo oferece a maior flexibilidade e é ideal para viajantes. No entanto, poderá não ser tão potente quanto os irrigadores de bancada.

  • Irrigador para duche - É instalado na cabeça do chuveiro, para limpar os dentes antes ou depois do duche. Não é necessário eletricidade ou baterias, e não precisas de te preocupar com recargas, mas normalmente são mais difíceis de manobrar.

  • Irrigador para torneira - O tipo mais comum de irrigador oral, semelhante ao do duche, mas com um cabo que se liga ao lavatório, em vez da cabeça do chuveiro. Tal como os modelos de irrigador para duche, a desvantagem é a manobrabilidade.

Definições de pressão - A maioria dos irrigadores orais com melhor classificação tem capacidade de pressão ajustável, perfeita para as pessoas com gengivas sensíveis, implantes ou aparelhos. Uma definição de impulso de água é muito eficaz para remover os resíduos de alimentos nas zonas de difícil acesso.

Tamanho - Um design compacto e sem fios permite maior manobrabilidade.

Vantagens dos irrigadores orais

Os irrigadores orais excepcionais, como os da gama da Oral-B, apresentam vários modos, inclusivé um modo para gengivas sensíveis, ideal para as pessoas com gengivas sensíveis. Além disso, são um método suave, mas eficaz, de limpar coroas, aparelhos, pontes e implantes dentários.

Outro questão relacionada com o fio dentário é o facto de muitas pessoas terem dificuldade em o usar corretamente. A maior parte das pessoas usa o fio dentário entre os dentes em vez de fazer a forma de C recomendada, para garantir que entre em contacto com todas as superfícies dos dentes. Além disso, a utilização incorreta do fio dentário pode até causar danos nos tecidos das gengivas. Os irrigadores orais requerem menos técnica do que o fio dentário e não exigem que coloque as mãos na boca ou lide com fio dentário usado. Com menos técnica e dor, muitas pessoas sentem-se mais motivadas a irrigação oral na sua rotina diária.

Devo usar um irrigador oral?

O irrigador oral nunca deve ser utilizado para substituir a escovagem regular nem a utilização do fio dentário, mas é um excelente complemento da rotina diária. Há também casos em que um irrigador oral pode ser uma ferramenta eficaz:

Sangramento das gengivas - Há alguns motivos comuns para as gengivas sangrarem. O primeiro é a gengivite. A gengivite ou periodontite é uma infeção bacteriana das gengivas. Se não for tratada, pode causar perda de dentes. O uso excessivo de fio dentário também pode causar sangramento das gengivas. Os irrigadores orais podem ser um ótimo método de limpar áreas problemáticas, sem a dor causada pelo uso regular de fio dentário. É até possível usar o irrigador oral Oral-B no modo sensível antes de usar o fio dentário, para remover de forma suave o máximo de resíduos de alimentos.

Pessoas que usam aparelhos - Os alimentos tendem a ficar retidos atrás dos brackets e debaixo dos arames. Os irrigadores orais são excelentes para chegar às zonas de difícil acesso, onde os resíduos de alimentos ficam retidos. A placa à volta dos brackets pode causar vários problemas dentários, incluindo gengivite, se não for tratada.

Tem a boca seca - A saliva limpa a boca naturalmente e previne a formação de placa pegajosa. Todavia, alguns medicamentos ou questões genéticas podem impedir que as pessoas produzam saliva suficiente. Estes problemas podem causar gengivite e cavidades. Um irrigador oral adiciona facilmente humidade a uma boca seca e remove a placa pegajosa.

Os alimentos ficam sempre presos nos dentes - Algumas pessoas são mais suscetíveis a ficar com alimentos retidos nos dentes. Isto pode dever-se à forma dos dentes ou ao facto de não estarem perfeitamente alinhados. A comida também pode ficar retida à volta de trabalhos dentários como pontes e implantes. Os irrigadores orais Oral-B são a ferramenta ideal para limpar as zonas problemáticas das pessoas com tendência a ficar com comida retida nos dentes, devido a genética, pontes ou implantes.