APARELHOS DENTÁRIOS

Como limpar aparelho dentario?

PARTILHAR:

Os aparelho dentario fazem mais do que melhorar o teu sorriso. Saiba como limpar adequadamente os seus dentes e aparelho dentário e manter uma boa saúde oral.

Os aparelhos dentários têm muitas vantagens

Os aparelhos nos dentes fazem muito mais do que melhorar o teu sorriso. Também desempenham um papel ativo na correção da dentição com apinhamento de dentes ou dentes desalinhados. Isto é importante porque uma mordida inadequada (também conhecida como “má oclusão”) pode causar problemas, tais como remoção inadequada da placa em redor dos dentes desalinhados, o que pode conduzir a inflamação das gengivas e cáries.

Cuidar dos aparelhos dentários pode ajudar a prevenir danos nos próprios aparelhos e nos dentes, além de tornar a sua utilização mais confortável. Aprender os aspetos básicos dos cuidados ortodônticos pode ajudar-te a seguir as recomendações do teu médico dentista para manteres os teus dentes e gengivas saudáveis durante o período em que usas o aparelho dentário.

Os aspetos básicos: escovagem e utilização de fio dentário

Com aparelhos, uma limpeza dentária cuidada é essencial, porque as bactérias da placa ficam facilmente presas dentro e em redor dos aparelhos dentários. O procedimento seguinte irá transformar a escovagem e utilização do fio dentário diariamente em algo simples e eficaz.

  1. Prepare-te para escovar. Retira os elásticos e quaisquer peças amovíveis do aparelho dentario.

  2. Limpa o aparelho. Mantém a escova num ângulo de 45 graus para limpar em redor dos fios e dos pinos do aparelho dentario. Escova a partir do topo de cada fio até à parte inferior. Demora o tempo necessário para garantir que toda a placa e restos de alimentos são removidos e que são abrangidos os dentes superiores e inferiores.

  3. Escova os dentes. Limpa cada dente individualmente. Em primeiro lugar, coloca a escova num ângulo de 45 graus em relação à linha da gengiva, em seguida, aplica uma pressão suave à medida que moves a escova num movimento circular. Faz este movimento durante cerca de 10 segundos. Utiliza a mesma ação de escovagem para todas as superfícies dos dentes, no interior e no exterior, inclinando a escova conforme necessário para chegar à parte interior dos dentes da frente.

  4. Usa o fio dentário uma vez por dia. Pede ao teu médico dentista para te demonstrar a melhor forma de usar o fio dentário ou segue as instruções na embalagem do produto. Também poderás utilizar um produto dentário concebido para aparelhos ortodônticos, tal como um Floss Threader.

  5. Enxagua com água e verifica os dentes. Enxagua abundantemente com água ou colutório e examina os dentes e o aparelho dentario ao espelho.

Cuidados profissionais: consultas no dentista ou especialista em ortodontia

Durante o período em que tiveres o aparelho dentário, terás de consultar o especialista em ortodontia regularmente para fazer ajustes no aparelho. Após o ajuste de rotina, poderás sentir uma sensação de aperto ou mesmo alguma dor ligeira. Se este desconforto ou dor não passarem rapidamente ou caso se tornem extremos, deverás consultar o especialista. Também deves informar imediatamente o especialista sobre quaisquer receios sobre o aparelho dentario e quaisquer problemas com peças que se partam.

É igualmente importante que continues as consultas regulares no dentista enquanto estiveres a realizar o tratamento ortodôntico. As consultas de rotina são necessárias para detetar cáries e sinais de doença das gengivas. O teu dentista também poderá realizar tratamentos frequentes com flúor para fornecer uma proteção adicional da superfície dos dentes contra as cáries enquanto estiveres a usar aparelho dentário.

As tuas técnicas de higiene oral em casa serão supervisionadas pelo teu médico dentista, que recomendará alterações, se necessário. Como sempre, segue as instruções dos profissionais.